Hoje em dia, caso você não saiba, o curso teórico de Piloto Privado não é mais obrigatório. Ou seja, você pode se preparar literalmente como quiser, inclusive, sozinho e ir fazer a prova da ANAC.
Quando me perguntam se isso é uma opção eu refaço a pergunta; “Você voaria com alguém que aprendeu os conceitos fundamentais e básicos sozinho?”
Exatamente, aprender sozinho não é uma boa opção; em primeiro lugar em função da segurança de voo, pois aprendendo sozinho você dependerá única e exclusivamente de livros, que em sua maioria são muito superficiais e não contém exemplos claros e práticos sobre os conceitos.
Ou seja, estudando sozinho a sua preparação pode ser mais econômica (inicialmente), mas eu te garanto que esse é um dos melhores exemplos de que o barato sai MUITO caro, pois, no final das contas, é a sua vida que vai estar em jogo, sem contar nas horas de voo que você terá que fazer a mais por não compreender direito os conceitos.
Em segundo lugar, não é aconselhável porque o estudo fica bastante monótono e pouco interessante, e consequentemente a sua compreensão do conteúdo é muito baixa, e a maioria das pessoas que tenta estudar sozinho acaba obtendo uma reprovação da prova da ANAC ou se consegue passar, fica com médias muito baixas e não possui um bom conhecimento para ir para a parte prática; e quando vai…
Adivinha?
Tende a ter mais dificuldade e precisar de mais horas de voo… então, aquela super ideia de estudar sozinho para ser mais econômico; foi para o espaço, afinal mais horas de voo significa mais curso, considernado que uma hora custa em média R$ 400, se você tiver que fazer 5h que seja a mais, você terá gasto mais R$ 2000 a mais.
Então, o fato é que você precisa procurar um método que lhe garanta boa preparação, tanto para ter um bom desempenho e compreensão dos conceitos, quanto para garantir que você esteja de fato apto a ir para o voo!
A maioria das pessoas quando começa a procurar cursos de aviação para iniciar a sua formação, seja como hobby ou profissionalmente, fica um pouco perdida, pois não sabe exatamente o que avaliar, então, nós selecionamos 4 passos para você não errar, ok?!
O primeiro ponto é que hoje, você pode optar por uma instituição física ou online, e existem várias, de vários valores, cores e tipos; mas o que vai definir no final das contas se aquela instituição está preparada no que se refere a qualidade de ensino.
Então, vamos lá?
1) Os profissionais são pilotos formados, capacitados, instrutores habilitados e com experiência na instrução?
Esse é um ponto que eu sempre saliento, pois existe muita gente que aprende como o avião voa e sai pela internet dando aula.
Isso deveria ser proibido, mas infelizmente, isso não é de competência da ANAC, afinal você pode se prepara como quiser e cabe a você escolher onde estudar; e você precisa ficar atento porque embora alguns profissionais pareçam pilotos, eles não necessariamente são.
Na minha opinião, os instrutores devem ser ou ter sido, em algum momento da vida, instrutores de voo, pois os instrutores passam grande parte do seu dia convivendo com alunos, ensinando, detectando dificuldades, descobrindo como melhor ensinar e testando continuamente métodos de ensino-aprendizagem, portanto, seja a instituição de ensino física ou online, certifique-se quem quer ensinar algo para você.
Piloto privado, piloto em formação, piloto comercial; na minha opinião são formações legais, mas que não capacitam e habilitam para ENSINAR.
Se o profissional não é piloto, eu desconfiaria, porque como será possível ensinar algo que ele não viveu?
2) Qual o método aplicado?
Como são as aulas? Os cronogramas? Quem ministra o que? Quais as ferramentas extras que essa instituição possui para aprimorar o ensino?
No caso de aula presencial, existem provas e exercícios ou a aula se resumo a teoria e leitura do livro? No caso do online, quais são os recursos e ferramentas que você terá acesso?
No caso do online ainda; a plataforma utilizada é própria ou o curso foi hospedada em algum ambiente externo.
Isso é importante porque o ambiente interno pode ser 100% personalizado para as necessidades daquele curso, portanto, tende a ser melhor, pois é possível inserir o recursos que quisermos em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenha uma boa equipe de TI por tras, claro J E além disso, o suporte, caso precise é interno.
Plataformas externas “quebram o galho”, mas são bem superficiais, pouco personalizáveis e o suporte é externo, ou seja, se houver algum problema, dificilmente haverá controle ou previsão.
3) Quantos instrutores compõem a equipe de instrutores?
Isso é importante porque é literalmente impossível um ou dois instrutores dominarem todos os conhecimentos de aviação com aptidão natural.
Quando você começar a estudar, você irá se identificar mais com uma das matérias, ou duas e poderá ter mais dificuldade em outras. Isso é normal. Portanto, quando um instrutor começa a ministrar aulas, ele sempre se especializa em uma ou duas matérias, justamente porque possui mais habilidade e conhecimento daquela matéria.
O ideal é que existe uma equipe, ou um time, de instrutores para ensinar; tanto online quanto fisicamente.
Até porque tendo diversidade de instrutores, você irá aprender muito mais, pois irá aprender de várias formas diferentes, afinal, cada instrutor tem um jeito de ensinar, dicas e pontos que gosta de salientar aos seus alunos.
A experiência tende a ser mais rica, quando há mais pessoas capacitadas envolvidas na sua formação.
4) Busque referências
Procure conversar com quem já fez o curso e como foi essa experiência. Busque no facebook, instagram, google, site institucional… faça uma pesquisa completa, a sua segurança e a sua aprendizagem vão depender disso, não poupe pesquisa!
Boas instituições possuem SEMPRE boas referências, seja física ou online.
Testemunhos dos alunos e ex alunos em vídeo são uma fonte muito rica de informação, é possível visualizar nos olhos da pessoa se aquela foi ou está sendo uma boa experiência. Se não possui testemunhos em vídeo, busque referências escritas, elas não têm a mesma força do vídeo para perceber esses itens, mas ajuda bastante também.
Se online, procure prévias das aulas, aulas completas demonstrativas e vídeos da parte interna da plataforma, isso vai te dar uma ótima noção do que há de fato lá dentro; se há conteúdo e informação, ou se só é bonitinho; porque no mundo da internet, fazer um apelo visual é fácil, difícil é fazer conteúdo organizado e claro; e, claro, se isso vai de fato facilitar a sua aprendizagem e te dar conhecimento de verdade e te tornar um bom piloto.
O piloto privado é a base da sua formação.
Eu sempre digo que esse é o curso MAIS IMPORTANTE da sua vida como piloto.
Esse curso, literalmente, vai te dar a base para você seguir e vai ser responsável pelo tipo de piloto que você será; um aviador pleno, ou um apertador de botões.
Se essa base for fraca, você vai passar grande parte da sua formação sofrendo e com dificuldades; entretanto, se você tiver uma base forte e com conteúdo, você estará muito mais preparado para as próximas etapas!
Não descuide desse início, ele é fundamental para a sua segurança e desempenho futuro!
Quanto mais você estica o arco da flecha, mais longe a flecha vai!
Grande abraço