Nós acreditamos que é possível realizar sonhos a partir de planejamento e orientação.

Se você também acredita, junte-se a nossa comunidade de apaixonados por aviação e receba dicas e conteúdo exclusivo.

O que esperar da a aviação e do mercado para Pilotos em 2024?

Todo começo de ano costuma gerar muitas dúvidas, não é mesmo?

Todas elas possuem o mesmo caráter: “No que vale mais a pena investir esse ano?”, “Será que devo iniciar a minha formação de piloto?”, ou então “será que é melhor esperar?”

Nós recebemos várias perguntas sobre o que esperar da aviação nesse ano de 2024 e vamos apresentar um panorama completo do que esperar para o mercado de aviação em 2024!

Antes, vamos entender alguns conceitos que irão nos capacitar para entender o cenário de forma mais profunda!

Um dos primeiros conceitos que precisamos entender são os indicadores econômicos RPK e ASK.

Inicialmente, o RPK está associado a receita gerada por passageiro em função dos quilômetros percorridos, enquanto o ASK está associado a oferta de assentos em função dos quilômetros percorridos.

Em outras palavras, o RPK é o que determina a DEMANDA e o ASK é o que determina a OFERTA dentro do mercado.

Esses números são sempre divulgados pelas companhias e servem como o principal termômetro do setor tanto para investidores, como também podem ser utilizados por você para que deseja ingressar na carreira da aviação.

Com esses conceitos em mente, conseguimos analisar friamente o mercado como um todo, e compreender se o momento é de alta ou de baixa e qual a melhor ação que você pode adotar estrategicamente na sua formação de piloto agora.

RPK em níveis próximos ao de 2019

Falando especificamente sobre o momento atual (início de 2024), observamos uma virada de chave no setor. Pela primeira vez desde 2020, os números de oferta e demanda estão próximos aos patamares pré-pandêmicos, quando a demanda estava altíssima e experenciamos inclusive um dos melhores momentos na aviação para contratação de pilotos.

Isso indica, que estamos, finalmente de volta aos trilhos do crescimento, e com projeções extremamente otimistas para 2024, apesar de alguns fatos não tão positivos que ocorreram com a Gol nos últimos dias, que falaremos em breve.

Se olharmos para o crescimento, de uma forma geral, apenas em 2023, observa-se um crescimento de 17% na demanda de passageiros, e diversas projeções indicam que esse crescimento deve se manter ao longo de 2024, com uma projeção de crescimento de demanda acima de 10% inclusive.

Aviação Executiva de coadjuvante para ator principal:

Algo que não pode mais ser deixado de lado quando abordamos o crescimento na aviação, é o setor executivo.

Esse segmento, que por muito tempo foi esquecido e deixado de lado no Brasil, que era inexpressivo, está vivenciando uma verdadeira revolução passando a ser não apenas um coadjuvante do setor, mas uma peça fundamental do mesmo.

Isso porque, após o começo da pandemia em 2020, muitos processos foram remodelados pela ANAC, permitindo novos modelos, principalmente a possibilidade e a facilidade para compartilhamento de aeronaves, o que gerou uma rápida “explosão” na demanda.

E como você já deve imaginar:

“Quanto maior a demanda, maior a oferta!”

Logo, a fabricação de aeronaves para esse setor aumentou exponencialmente, nos últimos 3 ANOS, assim como a contratação de novos pilotos no setor.  Esse fato por si só, já indica que a demanda por novos pilotos será, indiscutivelmente, maior nos próximos anos.

˜Equilíbrio˜ entre as principais companhias

Já pelo lado da aviação comercial, um fator-chave para observarmos um grande aumento nas contratações de novos pilotos, é o equilíbrio entre as 3 principais companhias aéreas do país.

Hoje, LATAM, GOL e AZUL dividem o posto de líderes do mercado, e frequentemente, trocam posições dentro do ranking.

E apesar do problema que ocorreu com a GOL no início desse ano de iniciar uma recuperação judicial nos EUA, como fez a LATAM há cerca de 2 anos atrás; ao que tudo indica, essa questão parece ser apenas uma reestruturação financeira devido as dívidas que a pandemia deixou. Isso porque os números da GOL continuam crescendo, bem como a sua lucratividade na operação e toda a rotina da cia continua exatamente igual, portanto, entende-se que esse ponto trata-se realmente de uma manobra financeira para melhorar a saúde do caixa. Nada mais.

E talvez você esteja pensando… mas e por que essa recuperação foi feita nos EUA?

Isso também é estratégico, uma vez que a maioria dos credores da cia estão localizados nesse país e também a chance de sucesso desse tipo de procedimento é maior neste pais, tendo em vista o maior amadurecimento jurídico dos EUA comparado com o Brasil. E para os mais desconfiados, a LATAM é a prova viva disso, pois também realizou esse mesmo procedimento há 2 anos atrás e hoje cresce de vento em polpa, inclusive anda recrutanto pilotos das outras cias e oferecendo melhores salários na tentativa de atraí-los.

Com um equilíbrio das cias, apesar dessa eventualidade da GOL, não é novidade que um conhecido fenômeno tenha retornado à aviação brasileira: A rotatividade de pilotos.

Como um ciclo sem fim, pilotos mais experientes, são convencidos a deixar o país para voar em regiões com mão de obra escassa. Em seus lugares, outros pilotos são promovidos e novas vagas surgem em TODAS as principais companhias do país. Sem contar a modificação de empregos que existe entre pilotos nas próprias cias nacionais, pois o profissional agora pode escolher em qual delas deseja trabalhar, qual possui maiores salários, carreira mais alinhada com o que deseja, equipamentos, qualidade de vida; o critério que for.

A vida para quem é piloto hoje sem dúvidas está bastante interessante, pois com o setor em crescimento a “briga” pelos bons profissionais, só aumenta, seja na aviação executiva, comercial, dentro ou fora do Brasil.

Logo, os fatos e números favoráveis mostram que esse é um excelente momento para iniciar o seu ciclo de formação de piloto, considerando que o plano de carreira para um tripulante que entra como copiloto em uma empresa aérea é muito atrativo, seja em salários que variam de 7k a 18k para copilotos incluindo ainda uma série de benefícios, inclusive passagens aéreas nacionais e internacionais; e uma excelente projeção de carreira para virar Comandante após alguns anos de empresa.

Indo ainda mais a fundo em números dessa projeção;

Se olharmos apenas para a LATAM, sabe-se que ela pretende contratar novos 500 pilotos em 2024, um crescimento de 26% no quadro da empresa, que deve saltar de 1.900 para 2.500 o número de tripulantes técnicos.

E as  vantagens em estar pronto e bem preparado são inúmeras

Na aviação, estar com suas carteiras, habilitações, conhecimentos e habilidades em dia no momento certo, pode fazer TODA a diferença na sua carreira!

Principalmente se o momento for de alta, afinal uma simples colocação no mercado, como Copiloto de qualquer companhia ou Táxi Aéreo, já será um ponto importantíssimo tanto para o seu currículo em futuras seleções, como também para adquirir experiência de voo.

Lembre-se também que “estar pronto” não envolve apenas as habilidades técnicas de um tripulante. Claro, possuir suas horas de voo dentro dos requisitos de uma seleção já é meio caminho andado, porém NÃO é o suficiente para uma colocação no mercado, pois os processos seletivos estão cada vez mais exigentes, e por isso, quem faz a sua formação pensando apenas na provinha da ANAC, pode se dar muito mal em um processo em que as exigências são infinitamente maiores.

Lembre-se que “Estar pronto” significa possuir suas licenças e habilitações em dia sim, mas também possuir técnicas além das exigências mínimas da ANAC e em conjunto com essas ter as habilidades não-técnicas muito bem desenvolvidas. Ou seja, saber liderar/ser liderado, trabalho em equipe, saber tomar as melhores decisões em momentos críticos e principalmente, ser uma pessoa ASSERTIVA.

Por isso, se você tem o sonho de se tornar piloto de avião e busca ingressar na aviação, com o direcionamento correto, tendo a certeza que está indo no caminho certo, alinhado com as exigências do mercado de trabalho atual desde o começo, encurtando, portanto, as etapas da formação; tendo aulas e o suporte de professores-pilotos que ATUAM na aviação comercial diariamente, você está no lugar certo!


Clique no link abaixo e confira todas as vantagens em ser um #alunoTremDePouso:

https://escolatremdepouso.com.br/formacaodopiloto/

E se gostou do texto, confira as nossas redes sociais! Tenho certeza de que irá gostar de nosso conteúdo!

Instagram: @tremdepouso_

Youtube: youtube/tremdepouso

GUIA DA FORMAÇÃO

DO PILOTO DE AVIÃO

Descubra os 8 passos chegar na cabine de comando dos seus sonhos.