Aprenda como fazer as melhores escolhas em 4 passos
A psicologia na aviação é um tema cada vez mais levado em consideração na aviação e por isso, é muito importante que, desde o início, você também esteja familiarizado com esse tema e inclua como elemento importante na sua formação de base, desde o começo.
E dentro desse assunto tão rico, um ponto que acreditamos fortemente que merece um artigo próprio é o processo de tomada de decisão dentro da cabine de comando, afinal, os pilotos são, na prática, enfrentadores de problemas e situações adversas a todo instante e por isso, essa habilidade precisa estar afiada.
É muito comum ouvir esse termo dentro da aviação: Tomada de Decisão; afinal ele dita sobre uma característica que é extremamente desejável em todos os pilotos. Muitas vezes também associada a outros termos como gerenciamento de crise ou assertividade, porque o processo de tomada de decisão é algo complexo, variando conforme cada pessoa e as habilidades técnicas e não técnicas que cada um foi capaz de construir ao longo da sua formação e carreira de piloto.
A definição para o termo ainda não um possui consenso, porém, segundo a Organização de Aviação Civil Internacional – OACI, a tomada de decisão pode ser definida como “o processo cognitivo de selecionar uma entre diversas linhas de ação”.
Em outras palavras, podemos definir “tomada de decisão” como o gerenciamento correto de uma situação que oferece diversas saídas possíveis, almejando sempre resolver, com o menor impacto possível, um problema.
Com isso em mente, conseguimos entender a importância desse processo na aviação, área na qual decisões devem ser tomadas da melhor maneira no menor tempo possível, permitindo que os níveis de segurança se mantenham elevados.
“Ok, mas por que devo aprimorar a minha tomada de decisão já no PP?”
Basicamente, um bom profissional da aviação deve ter zelo por tudo aquilo que possa enriquecer seu conhecimento, no caso da tomada de decisão, ela pode ser definitiva não apenas quando você estiver comandando um Airbus A320 em uma grande companhia aérea, mas também quando você estiver em seu primeiro voo solo e algo ocorrer diferente do que o esperado.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que o processo de tomada de decisão é uma das soft skills, ou seja, faz parte do “hall” das habilidades não técnicas, sendo essa talvez a mais cobrada por entrevistadores durante uma seleção aérea; que em suma, visa adicionar um profissional psicologicamente preparado para o meio aéreo.
As companhias aéreas buscam profissionais capazes de gerenciar a cabine mesmo nos momentos mais inóspitos de um voo, como uma emergência e para isso precisam buscar pessoas com conhecimento técnico de fato, mas também de posse de um ótimo conhecimento não-técnico.
“Mas como eu posso aprimorar esse processo ao longo da minha formação?”
O primeiro ponto que você deve focar para melhorar este processo na sua cabeça é entender quais são as suas etapas.
Segundo a OACI, o processo de tomada de decisão pode ser definido em 4 fases, sendo elas:
1. Fundamentação do problema/Identificação do problema
É nesta fase que você define e identifica qual problema será enfrentado, buscando a maior quantidade de informações disponíveis.
Exemplo: Em uma falha no motor em voo, a ação deve ser tomada no menor tempo possível, para isso é necessário identificar o que ocorreu, como ocorreu, e qual a severidade dessa falha.
2. Análise de opções
Neste momento, identificado o problema, deve ser realizado uma análise de todas as opções disponíveis, classificando-as de acordo com o seu potencial para resolver o problema.
Exemplo: se foi uma falha completa, uma falha parcial, um estol de compressor, ou outro problema associado ao motor.
3. Escolha e implementação de uma das opções
Após identificar as opções disponíveis, deve-se escolher uma delas levando em consideração fatores como tempo, recursos disponíveis, riscos e execução dos procedimentos previstos para aquela situação identificada etc.
Exemplo: Seguir o checklist da pane associada seguindo as ações pré-estalebelecidas, bem como informar o controle de tráfego aéreo, os comissários, a empresa e os passageiros da situação e o que foi decidido.
4. Análise residual do impacto da escolha aplicada
Após a implementação de uma linha de ação, deve-se realizar uma revisão da situação, garantindo que o problema foi solucionado ou que uma consequência mais grave foi mitigada.
Exemplo: manter o monitoramento sobre o motor e os demais sistemas que podem ter sido impactos pela pane, gerenciando a situação e atendo para uma nova decisão que seja necessária.
Parece complexo não é mesmo? E realmente é! Tomar uma decisão é algo que qualquer pessoa pode fazer, independentemente de seu conhecimento na área, em contrapartida, tomar a decisão certa em um curto período de tempo é algo que apenas poucos, através de muito estudo e desenvolvimento constante conseguem de fato fazer; e esse um dos principais motivos pelo qual empresas aéreas no mundo inteiro investem bilhões em treinamentos de pilotos, mesmo após terem sido admitidos; e a indústria de simuladores é tão rentável, afinal, o simulador nos permite treinar diversas situações sem que elas precisem ser reais; de forma MUITO fidedigna.
O fato é que cada vez mais as habilidades não técnicas estão fazendo parte dos treinamentos em simuladores; a própria Boeing está desenvolvendo um programa em simulador totalmente novo dando muita ênfase e esse tipo de treinamento; porque a indústria da aviação já entendeu que essas são as habilidades mais importantes; afinal, ler um checklist e executar uma ação não é assim tão difícil, basta estudar; mas estar preparado para reagir da forma certa com calma e de forma ágil é talvez o grande desafio.
A boa notícia é que é possível, a partir de desenvolvimento.
E agora, vale a reflexão…
Se a indústria da aviação está se voltando para esse lado; os processos seletivos estão cada vez mais buscando pessoas com essas habilidades; seria interessante se você pudesse incluir esse tipo de conhecimento na sua formação de base e estar melhor preparado ao final da sua formação?
Agora que você já entendeu esse processo de 4 etapas, já sabe da importância de desenvolver a parte não-técnica, que ela vai levar tempo e que você pode começar hoje mesmo; é hora de aperfeiçoar os seus sentidos, de modo que possamos treinar nosso cérebro para sempre se comportar da melhor maneira em situações inesperadas, onde quer que você esteja.
Como você pode desenvolver essas habilidades a partir de hoje?
Sempre que surgir algo a ser decidido, pratique passar rapidamente por essas 4 etapas de forma racional: identificação, análise das opções, escolha da melhor ação, análise residual; assim, você estará treinando o seu cérebro nesse processo e será muito mais fácil decidir qualquer coisa; seja dentro da cabine ou fora;
Outra maneira de aprimorar esse processo em sua cabeça é através da leitura! Por se tratar de um tema geral, que não é exclusivo da aviação, você irá encontrar desde livros sobre gerenciamento de crise até livros específicos sobre o gerenciamento de uma cabine em voo.
A leitura, principalmente dos relatórios de acidentes, também é extremamente válida e obrigatória para quem busca ser um piloto, afinal, apresentam uma análise detalhada justamente do processo de tomada de decisão dentro de uma cabine de comando durante os momentos mais críticos do voo.
Aqui no Trem de Pouso nossa maior preocupação é formar alunos alinhados com os desafios que sabemos que eles irão encontrar; as provas da ANAC são sim um desafio a ser vencido, mas muito pequeno se comparado com os próximos passos, por isso, nossa formação foi desenvolvida com base no que você REALMENTE precisa para estar preparado; e ter uma formação sólida desde o começo. Não é novidade que nossos alunos já são reconhecimentos como acima da média nos aeroclubes e escolas de aviação, porque chegam muito melhor preparados;
E como se não bastasse a formação técnica; desenvolvemos o primeiro programa de desenvolvimento de habilidades não técnicas para pilotos; o Rumo Certo; que foca justamente nas habilidades não-técnicas, portanto agora você pode ter ajuda para desenvolver isso de forma direcionada para aviação.
Se você se preocupa em estar alinhado com as exigências REAIS da aviação desde o começo, quer estar atento para essas questões e aproveitar o tempo ao seu favor; precisa conhecer esse Programa, que além de desenvolver as habilidades não técnicas, irá mapear o seu perfil, mostrando os pontos fortes e fracos; com exercícios práticos e em adição a isso, irá lhe guiar por toda a sua formação com o objetivo de encurtar os caminhos, fazer as melhores escolher, reduzir tempo e custo da sua formação.
Isso faria diferença na sua formação? Então confira, garanta a sua vaga e comece hoje mesmo a andar no Rumo Certo conosco: www.tremdepouso.com.br/meu-rumo-certo
Gostou do tema é quer aprender um pouco mais sobre aspectos relacionados a psicologia na aviação e a sua importância desde os primeiros passos na aviação? Confira o nosso canal no Youtube, lá você já encontra diversos vídeos que sem dúvida alguma irão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal!
Youtube: youtube/tremdepouso
Gosta do nosso conteúdo?
Então não esqueça de conferir as nossas redes sociais e o nosso curso online de Piloto Privado, o seu primeiro passo na formação de piloto, seja o seu objetivo profissional ou como hobby!
Instagram: @tremdepouso_