Há algum tempo eu escrevi um artigo aqui no blog falando sobre a projeção, o que se esperava do mercado da aviação para os próximos meses e anos…. e o fato é que logo nos primeiros meses de 2019 já é possível sentir que aquela previsão já está começando a acontecer….
E o fato é que quem viver, verá;
Mas quem se preparar irá de fato aproveitar o novo “boom” da aviação que está vindo.
(Se você não leu esse artigo mais antigo, clique aqui se quiser entender melhor essa relação.)
O fato é que a coisa começou diferente.
O ano virou. As empresas que não estavam contratando começaram a contratar e aquelas que estavam contratando, continuaram.
Muitas empresas prevem crescimento, compras de aeronaves e novas contratações;
Os pessimistas apontam o dedo para a Avianca, que com uma situação economica delicada ameaça quebrar e colocar muitos pilotos experientes a disposição das demais empresas; o que, de certa forma, prejudicaria o ingresso para os “novatos”; mas o fato é que com a medida provisória assinada pelo ex-presidente Temer em comum acordo com o atual Presidente Bolsonaro, permite que qualquer empresa do mundo possa comprar a Avianca e reestruturá-la, a qualquer momento.
Claro que isso não ocorreu ainda, porque os empresários interessados na compra sabem que quanto mais próximo ao fim a Avianca for adquirida, menor será o valor pago e consequentemente maior o lucro.
Para quem não sabe, antigamente a participação estrangeira era reduzida, e de forma alguma um estrangeiro poderia ser um “socio-majoritário” em uma cia nacional.
O fato é que isso agora é possível, o que estimula ainda mais o mercado da aviação, podendo possuir até 100% do capital da empresa nacional.
Os mais pessimistas ainda e desinformados dizem que isso é uma ameaça, porém quem fala isso realmente não entende absoltamente NADA de aviação, pois é apenas o dinheiro que irá mudar de bolso; pois as leis, as contratações e as normas continuam exatamente as mesmas, ou seja, o mercado da aviação terá a possibilidade de ter mais dinheiro circulando, o que significa ainda mais empregos e possibilidades.
Eu diria que essa foi uma das melhores medidas tomadas nos últimos anos em prol da aviação, porque permite, literalmente uma INJEÇÃO de dinheiro para estimular o mercado nacional e a competição entre as cias.
Sabemos ainda que se a aviação gira mais, a economia gira mais, pois as pessoas viajam mais, fazem mais negócios, geram mais empregos e a roda toda gira, e é por esse motivo que a aviação é considerada uma espécie de “termômetro” da economia; pois basta ela começar a melhorar, que logo em seguida, a economia como um todo melhora também.
Além disso, vários estados estão fornecendo incentivo fiscal no valor do combustível para que as cias áreas passem a operar também para o interior do estado, como é o caso da GOL e da TWO FLEX taxi aéreo que estão em acordo em vários estados para que a TWO FLEX faça a operação complementar ligando o interior do estado a grandes cidades.
Trata-se de uma troca justa, em que ambos os lados saem lucrando muito. As empresas ganham incentivo e o governo pode estimular o interior dos estados do Brasil que tem um potencial gigantesco e é tão pouco explorado hoje em dia.
Novas possibilidades estão surgindo no cenário da aviação. Quem ficar parado, irá pagar o preço de ver o “boom” da aviação sem estar pronto e com as carteiras na mão pronto para embarcar nessa oportunidade.
Esse, CERTAMENTE, é o melhor momento para quem quer começar, pois existe um cenário positivo já confirmado com fatos e que irá levar ainda algum tempo para se desenvolver e atingir o seu ápice, o que é tempo suficiente para você fazer a sua formação como profissional da aviação e embarcar nessa jornada, podendo realizar um grande sonho de ser piloto de avião.