Quais os passos fundamentais para melhorar a minha qualidade nos estudos?
Estudar não é uma tarefa fácil não é mesmo? Principalmente quando chegamos em casa após um dia exaustivo, e ainda temos aquele conteúdo complicado e demorado para revisar. São situações como essa, em que conseguimos absorver pouco do que estamos estudando, que o hábito do estudo começa a se tornar algo “chato”.É muito comum durante a nossa fase de estudos acreditarmos que somos os únicos a achar todo esse processo do estudo “chato”, mas isso não é verdade! Pode parecer estranho, mas se eu te disser que encontrar alguém que realmente goste de estudar é extremamente raro, você ficaria surpreso?
Sim, isso é intrínseco a nossa espécie, estudar é uma das atividades que mais consomem energia do nosso cérebro, e por conta disso, é normal que inconscientemente, a gente condicione o estudo a algo chato, indesejável etc. Apesar disso, o estudo deve ser compreendido como o melhor caminho para alcançar o resultado final, um objetivo! A busca pelo resultado é o melhor combustível que existe para o seu cérebro começar a assimilar o estudo como algo positivo.
Falando sobre essa nossa relação com o estudo, aproveito a brecha para indicar o vídeo da nossa instrutora Karen, que fala um pouco sobre como ela faz para converter esse sentimento ruim de estudar em combustível para você evoluir profissionalmente! Clique no link abaixo e confira!
Recebemos relatos desse tipo constantemente, e na grande maioria das vezes são de alunos que amam a aviação, mas acabam perdendo parte da motivação por não conseguirem atingir uma certa eficiência em seus estudos. Mas como tudo na vida há uma solução, que tal conhecermos algumas dicas, para aumentar sua eficiência durante os estudos?
Dica n° 1: Escolha uma boa metodologia!
Sem dúvida alguma, a escolha da metodologia de ensino deve ser o primeiro passo a ser tomado se você deseja uma evolução constante ao longo da sua formação. A metodologia é responsável por oferecer os mecanismos necessários para que você possa desenvolver o seu conhecimento. Se formos idealizar o que é a metodologia, na prática, podemos defini-la como o caminho mais otimizado para atingir um determinado objetivo.
Uma metodologia eficiente deve prezar pelo processo de aprendizagem ativo, possibilitando o aluno a ser o principal ator na busca pelo conhecimento. Isso pode ser atingido através de atividades como o debate de ideias, a prática do conteúdo abordado e até mesmo com a prática de ensinar a outras pessoas. Se uma metodologia de estudo for ineficiente, ela pode prejudicar o andamento de todo o processo de amadurecimento do conteúdo. Em suma, metodologias passivas como a leitura e a escuta devem sim, ser utilizadas, porém, nunca como o meio principal de aprendizagem, afinal, são metodologias que absorvem menos que 50% do total do conteúdo.
Dica n°2: Coloque em prática a sua própria rotina!
Com a escolha da metodologia, é hora de alinhar um ponto que damos sempre ênfase em nosso blog: a Rotina! Como já reforçamos algumas vezes, uma das características mais desejadas em um piloto é a disciplina! Não é fácil desenvolver a disciplina, porém uma coisa é certa, não existe disciplina se não houver uma ROTINA! Criar uma rotina não é uma tarefa difícil, porém segui-la consistentemente é um grande desafio, que para ser superado exige muita dedicação! Para dar vida a sua rotina, você deve primeiramente entender qual é a sua disponibilidade, além de compreender também, os seus aspectos fisiológicos.
O que quero dizer com isso? Bom, todas as pessoas possuem perfis comportamentais diferentes, algumas se dão melhor estudando durante o período diurno, e outras durante o período noturno. Tendo esse autoconhecimento sobre o seu perfil comportamental, você já pode começar a planejar uma rotina de estudos que vise a otimização tanto do seu tempo, quanto do seu desempenho nos estudos!
Dica n°3: Crie suas próprias metas!
A criação de metas pode ser compreendida como um dos itens complementares à rotina, já que como vimos acima, uma das premissas da rotina é atingir um objetivo previamente estabelecido. Criar metas é uma ferramenta extremamente importante, pois ela condiciona o nosso cérebro a sempre focar nas informações que possam nos ajudar a atingir o objetivo final, sem permitir que distrações externas possam nos levar para baixo.
Um ponto importante a ser observado é que para aumentar a sua motivação durante o processo, você deve estabelecer um prazo para as metas serem cumpridas! Não se atentar a esse detalhe é um erro relativamente comum, que tem como consequência, abrir caminho para a procrastinação. Quer saber mais a fundo como otimizar ao máximo as suas metas? Confira o vídeo a seguir onde exemplificamos o passo a passo na criação de metas!
Dica n°4: Tenha um mentor!
Já reforçamos algumas vezes aqui em nosso blog que a figura de um mentor é extremamente importante na hora de auxiliar nos seus estudos. Ter alguém experiente e que você possa confiar por perto quando surgir alguma dúvida é algo imprescindível se você almeja o sucesso! Aqui reforçamos também, a importância de escolher muito bem a instituição que você irá estudar, considerando que existem muitos cursos no mercado que, ao priorizar o baixo custo, descartam o suporte de um profissional capacitado ao aluno, prejudicando consideravelmente a sua evolução durante o curso.
Este é um dos diferenciais que sempre ressaltamos em nosso curso de Piloto Privado, oferecemos um suporte completo a todos os alunos, sempre com profissionais de longa experiência na aviação, que acompanham de perto a evolução de cada um de nossos alunos! Sendo assim, o que você acha de conhecer a nossa metodologia de ensino que vem ajudando centenas de pessoas ao redor do Brasil a alcançarem seu sonho de se tornar piloto?
Clique no link abaixo e confira!
https://tremdepouso.com.br/eu-piloto-primeiro-passo/
Gosta do nosso conteúdo?
Então não esqueça de conferir as nossas redes sociais!
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso