O fato é que 2019 começou diferente no setor da aviação; depois de alguns anos com o setor estagnado e com poucas contratações, enfim, dias melhores vieram!
Para quem se formou piloto ou comissário entre 2013 a 2017 o cenário realmente não ajudou e muitos, inclusive, espalham até hoje discursos de que “aviação não presta”, “não consegui emprego” e argumentos do tipo…
Mas para aqueles que escolheram esperar e com imensa sabedoria se qualificar nesse período, o sol está brilhando agora.
Já falamos outras várias vezes aqui, que assim como tudo na nossa economia Brasileira, a aviação é cíclica;
O que significa dizer que há periodos melhores e outros não tão bons assim, mas o crescimento e a melhoria é uma certeza, pois é um dos setores que mais cresce, e está diretamente atrelado a economia e ao poder aquisitivo da população, portanto….
Mal esses indicadores começam a melhorar, e as viagens aumentam de forma significante, tanto aquelas familiares, quanto as corporativas; o que aquece o setor de uma outra para outra, literalmente.
Além desse fato cíclico que se repete há anos no nosso setor, 2019 teve alguns “adubos” que ajudaram o setor de forma imediata e acentuaram o crescimento previsto;
Gerando muitos empregos e novas oportunidades no setor, portanto, se você está formado na aviação ou se está pensando em entrar na área, continue lendo, porque se você estava esperando algum sinal do universo para dar o “ponta pé inicial”, CERTAMENTE essa é a hora.
Eu realmente não me lembro quando aconteceram tantos fatos positivos juntos; então vamos lá!
O primeiro fato ainda anunciado em 2018 foi a mudança de governo;
Independente da sua orientação política, você precisa compreender que isso foi muito bom para a aviação; pois aumentou a confiança e a estabilidade do nosso país;
Não apenas externamente, mas principalmente internamente;
O governo tomou uma série de medidas que ajudaram a acentuar ainda mais o crescimento econômico, impactando de forma direta e indireta na aviação;
Talvez um dos maiores impactos diretos tenha sido a redução do imposto ICMS, que de forma bem simplificada, é um imposto pago sob o combustível;
Dessa forma, uma série de estados aderiram a essa redução, o que possibilitou que as empresas aéreas se interessassem em voar para novas regiões nesses estados, principalmente para o interior.
Isso abriu um novo nicho de mercado, praticamente nunca explorado na aviação até o momento; tendo em vista que o preço do combustível e a falta de incentivo não viabilizava uma operação lucrativa.
Empresas maiores fizeram parcerias com empresas menores;
Isso fortaleceu ambas, possibilitando a contratação de profissionais no setor, além de permitir que a população possa ter acesso a um transporte rápido e seguro através das aeronaves;
Um ótimo exemplo é a GOL na sua parceria com a TWO FLEX, MAP e Passaredo; e a AZUL na sua parceria com a Asta;
Atualmente, todas as empresas envolvidas nesse novo nicho contrataram profissionais para suprir essa demanda.
Outro ponto interessante foi a quebra da Avianca;
Embora isso tenha sido de forma imediata algo realmente muito trágico, onde muitas pessoas ficaram desempregadas do dia para a noite;
Logo em seguida, possibilitou competição no mercado e a necessidade de que as empresas remanescentes surprissem a demanda “abandonada” pela Avianca;
O que possibilitou que essas empresas que estão ativas no mercado, crescessem de forma significativa em pouquissimo tempo, gerando ainda mais empregos do que o que já era previsto pelas medidas adotadas pelo governo!
Em resumo, todas as empresas aéreas atualmente estão contratando profissionais, tendo em vista a necessidade de suprir as novas necessidade de demanda e sabendo que essa projeção deve se acentuar ainda mais nos próximos meses/anos…
Além disso, praticamente todas as grandes empresas estão comprando e recebendo novas aeronaves, o que significa que o ritmo acentuado de contratação deve continuar por um bom tempo.
Outro fato que impactou de forma direta e absurdamente em 2019, foi a abertura do capital estrangeiro;
Isso significa que até então apenas brasileiros natos ou naturalizados poderiam comandar de empresas aéreas brasileiras;
Mas agora, a partir dessa mudança, qualquer pessoa, mesmo estrangeira, pode possuir maioria do capital de uma empresa, ou seja, poderemos receber investimento estrangeiro na nossa aviação, sem limites; tanto para novas empresas quanto para empresas já existentes.
Após essa mudança, inúmeras empresas estrangeiras manifestaram interesse em operar no Brasil, fazendo solicitações formal junto a ANAC para início das operações;
O melhor é que os empregos permanecem sendo exclusivos de Brasileiros.
Você consegue imaginar o quanto isso vai gerar de novos empregos no setor nos próximos anos?
Outro ponto que impactou de forma direta a aviação foi a privatização de aeroportos; o que permite que a infra estrutura seja comandada pela iniciativa privada, gerando lucro e maior eficiência nas operações de uma forma geral.
Nos aeroportos que foram privatizados, é nítida a diferença; obras estão sendo feitas rapidamente com o objetivo de permitir um aumento de demanda significante para os próximos meses/anos.
A quantidade de FATOS positivos que nos fazem olhar com mais atenção para o mercado da aviação é realmente impressioante; estou aqui apenas reunindo fatos…
É algo realmente impressionate e que eu acredito que jamais aconteceu antes; ao menos não nessa velocidade e nessa intensidade.
Portanto;
Eu realmente entendo que antes de começar algo, você queria reunir informações e um “mínimo” de chance de aquilo realmente dar certo, e aplicar o seu tempo em algo que poderá lhe render frutos lá na frente;
Eu entendo isso 300%, mas se com esses fatos você ainda tem alguma dúvida, meu amigo….
Eu preciso lhe dizer que é bem provável que você jamais faça isso, porque momento melhor que esse, com mais provas, fatos, sinais e projeções positivas….
Então você precisa decidir;
Se isso vai ser apenas um sonho, distante e vai ficar no seu imaginário e até como uma frustração
(e tudo bem se essa for a sua decisão, ok?)
Ou se você vai reunir essas informações e tomar uma atitude.
Uma atitude que pode mudar tudo a partir daqui.
Pode mudar os lugares que você vai conhecer, os amigos que vai fazer, os bens que vai adiquirir, as lembranças que vai acumular e o estilo de vida que poderá ter.
A escolha é sua; e de mais ninguém.
E tudo isso, só depende de você.
Você é o único responsável por chegar lá, nós apenas vamos te orientar nessa jornada!
Um grande abraço e vejo vocês na abertura da última turma do ano de Piloto Priovado 100% ONLINE no dia 16 de Outubro de 2019.
Se você ainda não está na lista de espera para a próxima edição e quer saber mais informações sobre a turma, cadastre-se na lista de espera, e iremos lhe enviar todos os detalhes imediatamente por e-mail:
https://tremdepouso.com.br/curso-preparatorio-para-piloto-privado
Se você quer saber mais sobre a formação e o passo a passo para se tornar piloto de avião e embarcar nessa jornada, baixe o guia com 23 páginas que explica o passo a passo e receba imediatamente por e-mail:
https://tremdepouso.com.br/quero-guia-do-piloto/
Um grande abraço