Quem não gostaria de trabalhar e, ao mesmo tempo, conhecer vários lugares ao redor do mundo? Seria incrível, não é mesmo? Pois saiba que esta é apenas uma das vantagens que a profissão de piloto comercial oferece. Não é à toa que muitos vivem querendo saber é como se tornar um piloto de aviação comercial.
E, além da rotina de trabalho superatrativa, atuar como piloto comercial também lhe garante uma boa remuneração.
Ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post e conheça mais algumas outras vantagens de trabalhar neste segmento e o que precisa fazer para se tornar um piloto comercial.
Por que se tornar um piloto de aviação comercial?
Trabalhar na área da aviação é algo que requer muito esforço e dedicação. Mas, em compensação, este é um ramo que oferece muitos benefícios.
Para começar, você irá conhecer lugares diferentes entre uma viagem e outra, colocando você diante de culturas e paisagens diferentes, o que certamente enriquecerá sua bagagem cultural.
Além disso, os profissionais que atuam em companhias aéreas comerciais têm direito a vários benefícios, que vão desde plano de saúde, até seguro odontológico e planos de aposentadoria.
Isso sem contar no tempo disponível que você terá entre os voos, onde pode aproveitar para descansar ou simplesmente curtir atividades de lazer.
Como se tornar um piloto de aviação comercial – Primeiros passos
Se você quer seguir carreira na área de aviação comercial, a primeira coisa que precisa fazer é tirar sua licença de piloto privado. Ou seja, fazer um curso ou estudar por conta e ser aprovado na banca de piloto privado ANAC/FGV, além de realizar as horas práticas de voo numa instituição credenciada.
Esta licença lhe permite pilotar aviões monomotores e multimotores (dependendo da habilitação que escolher), de forma não remunerada. Além disso, você precisa obter também o CMA, que é o Certificado Médico Aeronáutico, que deve ser renovado durante toda sua carreira na aviação.
Prova da ANAC
Definitivamente não tem como se tornar um piloto comercial sem passar pelas provas teóricas da ANAC, tanto de piloto privado, quanto de piloto comercial. Estas provas contemplam disciplinas como; de Teoria de Voo, Metereologia, Navegação aérea, Regulamentos de tráfego aéreo e Conhecimentos técnicos.
Do total de questões, o candidato precisa obter 70% de acertos para ser aprovado na prova da ANAC. Aproveite para conferir o post que fizemos falando sobre a prova da ANAC onde trazemos informações e dicas para aumentar suas chances de aprovação.
Sobre a diferença entre Piloto Privado e Comercial
Após conseguir sua licença de piloto privado, o passo seguinte para saber como se tornar um piloto comercial é se informar sobre as etapas que contemplam a certificação para essa categoria.
De modo geral, as etapas são bem parecidas com as anteriores. Ou seja, você terá que fazer um exame médico (CMA), onde serão avaliadas suas condições gerais de saúde, até mesmo para saber se está apto a trabalhar como piloto comercial. Além disso, você também terá que fazer um curso de aviação comercial, neste caso não será possível estudar por conta, o curso precisa ser concluído com êxito.
Por ser uma licença que concede ao piloto trabalhar de forma remunerada, o curso de piloto comercial envolve conteúdos e testes com um nível de exigência maior. E o mesmo acontece com a parte pratica. O que isso quer dizer?
Para receber a licença de piloto comercial, o piloto terá que passar por um exame de proficiência. E para isso, será preciso que ele já tenha cumprido o mínimo de 150 horas de voo, distribuídas entre voos visuais, voos por instrumentos, simuladores de voo, etc…
Gostou do post? Quer saber mais sobre o universo da aviação? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais!
Youtube: Trem de Pouso
Instagram: tremdepouso_
Facebook: Trem de Pouso