Se você pretende ou já está realizando o curso prático de Piloto Privado, uma dúvida com certeza já deve ter passado na sua cabeça: “Como funciona o voo solo?”
Essa com certeza é uma das maiores preocupações de qualquer aluno, afinal, é um momento memorável na sua carreira, mas também um momento de provação, em que você irá colocar tudo que aprendeu até aquele instante em cheque! Vamos discutir sobre quando ele é realizado, como se preparar tanto teoricamente quanto psicologicamente, e o mais importante, como lidar com situações adversas estando sozinho na cabine!
Mas e aí, quando exatamente o voo solo acontece?
Para responder é necessário entender que o conteúdo programático do Piloto Privado pode mudar, uma vez que instituições diferentes podem possuir programas com divisões diferentes.
Porém, na grande maioria dos aeroclubes e escolas de aviação, atualmente denominados CIAC’s, ele é dividido da seguinte maneira:
1° Fase – PS – Missões Pré-solo – 15 a 20 horas de voo
2° Fase – AP – Missões de Aperfeiçoamento – 10 horas de voo
3° Fase – NAV – Missões de Navegação – 10 horas de voo
4° Fase – NOT – Missões Noturnas – 3 horas de voo
E onde está o voo solo nisso?
Normalmente, ele ocorre na última das missões da primeira fase, Pré-Solo (PS) justamente para encerrar essa primeira etapa com a demonstração que o aluno desenvolveu de forma satisfatória e possui as habilidades básicas e a competência para comandar a aeronave sozinho com segurança, podendo, dessa forma, prosseguir com qualidade o seu treinamento.
Com quantas horas ocorre o solo?
Normalmente essa fase possui 20h, mas, pessoas diferentes possuem habilidades e velocidades de aprendizagem diferentes, portanto, esse número poderá variar de acordo com cada pessoa; ocorrendo normalmente entre 17 a 25h de voo; e ainda de acordo com o programa de treinamento da instituição de ensino.
É importante salientar também, que esse não deve ser o único momento que o aluno irá voar sozinho, pois, para desenvolver a total autonomia a bordo, é preciso praticar no decorrer do curso prático, de forma que o aluno ainda realizará mais voos solos nas fases de AP e NAV, dependendo, claro, do critério que cada escola e da competência de cada aluno, afinal de contas a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Como é a primeira missão do voo solo?
A missão do voo solo é em quase todos os casos, extremamente simples e muito mais rápida do que você imagina!
A missão inicia-se como uma missão normal, ou seja, em duplo-comando, aluno e instrutor posicionados a bordo como um voo normal, e se julgado apto pelo instrutor, após alguns pousos e decolagens, com as condições meteorológicas favoráveis, o aluno será liberado para o voo solo.
Na maioria das vezes, por ser a primeira experiência do aluno sozinho a bordo, este voo consiste em o aluno efetuar uma decolagem normal, e realizar um ou mais circuitos de tráfego sobre o aeródromo, terminando com um pouso final! Em média, a primeira missão solo completa dura por volta de 20 minutos.
Em alguns casos, se o instrutor souber que o aluno já se adaptou bem a aeronave e possui proficiência e segurança o suficiente, são permitidos até mesmo sobrevoos em regiões próximas ao aeródromo de decolagem. Mas claro que sempre em locais já familiarizados pelo aluno!
Existem restrições para a realização do voo solo?
Diferentemente do que acontece em outros voos do Piloto Privado, as restrições para essa missão são sim mais rigorosas, isso significa que, para a realização do voo solo, são necessárias boas condições meteorológicas e principalmente, uma boa preparação teórica do aluno, algo que será cobrado pelo instrutor de voo através de diversas perguntas ao longo de toda a primeira fase, devendo ser ainda mais intensificada ao final, na véspera do solo.
As perguntas podem ser seja sobre sistemas, comunicação, manobras, emergências, performance etc! Pode ser abordada toda e qualquer questão que se pressupõem que o aluno já deveria saber nessa etapa do treinamento, por isso, mais uma vez, destacamos a importância de construir, desde o começo, uma boa base de formação e não apenas buscando a aprovação na ANAC, mas sim uma formação completa teórica.
Estando sozinho, você não terá apoio se precisar, então, como se preparar para situações adversas?
Tenha em mente, que durante o voo solo, a responsabilidade sobre a aeronave é exclusivamente sua, ou seja, se houver qualquer pane ou situação que precise ser gerenciada, você será o único responsável por tomar as melhores decisões e aplicar todo o seu conhecimento sobre emergências a bordo.
Dito isso, é imprescindível que você já esteja preparado, com todos os checklists de emergência compreendidos e decorados em mente.
Além disso, é importante que o aluno já tenha conhecimento sobre a região do aeródromo, afinal, pode ser necessário alternar para outros aeródromos durante a missão, e acredite, não é uma boa ideia se perder no primeiro voo solo!
Como se preparar ao longo de todo o curso para se sentir verdadeiramente apto e seguro para esse momento?
A chave para o sucesso em um voo solo é a independência dentro da cabine. Para alcançá-la, é importante que, desde a primeira missão, gradativamente, você busque ser proativo no comando da aeronave, realizando as tarefas básicas como fonia, manutenção de altitude e rota sem auxílio do instrutor. No começo será mais difícil, mas como toda habilidade, é melhorada com a prática.
Além disso, adote a prática do voo mental como estudo! Após cada voo, anote e analise detalhadamente todos os seus erros e discuta com o seu instrutor de voo maneiras para aprimorar o seu conhecimento tanto teórico quanto prático. Pode parecer simples, mas cada atitude como essa, estará te preparando para o momento em que você estiver sozinho na cabine.
Como gerir o nervosismo e ansiedade desse momento?
O voo solo é algo realmente muito importante na formação de um piloto, que nessa magnitude, acontece apenas uma vez e por ser um momento de provação logo no início da formação como falamos, portanto, é comum que gere nervosismo. E o fato é que não existe nenhum segredo, todos nós ficamos muito ansiosos para um momento como esse, e é totalmente normal e inclusive esperado que isso ocorra, afinal, o voo solo é uma experiência única que pode gerar emoções desde o medo, até a euforia.
O que é importante ter em mente nesse momento, é que tudo que você irá realizar, já foi feito anteriormente, ou seja, NADA nessa missão será novo! Isso sem dúvidas é uma das melhores injeções de ânimo que você pode ter para a sua ansiedade, além de respirar fundo!
Vale adicionar também que o principal pensamento que você deve levar para dentro da cabine nesse momento é o de autoconfiança, por isso, converse bastante com o seu instrutor de voo e tire qualquer dúvida da sua cabeça, isso pode ser um diferencial nesses momentos!
Quais lições devo tirar de um voo solo?
O voo solo é, sem dúvidas, o momento onde o piloto realmente se liberta dentro da aeronave! É nesse momento, sem ninguém ao seu lado, que você começa a se sentir piloto de verdade, estando 100% no controle da aeronave, já que a responsabilidade sobre qualquer decisão é sua. Isso pode parecer intimidante para alguns, mas sem dúvidas, é uma das melhores sensações que qualquer piloto pode sentir!
Por isso, aqui fica o principal ponto que podemos lhe deixar após essa leitura: sempre aproveite ao máximo todas as missões solo do seu curso, principalmente o primeiro voo solo, afinal, são elas que te fazem um piloto responsável, assertivo e cauteloso!
E por fim, desejamos a todos, que esse momento seja mágico, tanto na sua carreira como na sua vida, assim como foi para todos nós!
Ainda não entrou na aviação e quer começar com o pé direito tendo acesso a uma formação completa que vai lhe levar muito além da prova da ANAC e lhe deixar pronto para as próximas etapas da sua formação como o voo solo?
Então a hora é agora! Você sabia que o Trem de Pouso irá disponibilizar 3 bolsas para horas de voo durante o ano de 2023? Sim! Conheça já o nosso programa e o seus requisitos!
www.tremdepouso.com.br/formacao-piloto-privado
E aí, gostou do texto? Tem mais alguma dúvida sobre o voo solo? Conte para a gente em nossas redes sociais! Instagram: @tremdepouso_ Youtube: youtube/tremdepouso