O que você DEVE saber se quer se tornar piloto!
Ao longo de sua caminhada na busca por se tornar piloto, você provavelmente já se deparou com algumas dúvidas e incertezas que consumiram a sua cabeça, mas fique tranquilo isso é normal! Porém, seria muito legal se alguém reunisse e tirasse todas essas dúvidas em um único artigo, não é mesmo? Foi por isso, que após muito tempo ajudando diversas pessoas por todo o Brasil a concretizarem seus sonhos dentro da aviação, resolvemos colocar no papel, algumas das dúvidas que mais recebemos durante a fase inicial na busca pelo sonho de se tornar piloto! Confira!
Existe uma idade certa para ir em busca do sonho de ser piloto?
A resposta para uma pergunta como essa é logo de cara: NÃO! A única limitação regulamentar que existe atualmente é a de idade mínima para iniciar o seu treinamento prático, que segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, é de 16 anos. Enquanto pelo outro lado, apesar de muitos acreditarem que não é possível ingressar no mercado da aviação acima dos 40 anos, isso não é verdade! Não existe nada que limite uma companhia de contratar um profissional capacitado, independentemente de sua idade. Além disso, os últimos anos da aviação foram de muita incerteza por parte das companhias aéreas, que já notam um grande aumento na demanda por pilotos. Se esse cenário for concretizado, todos os profissionais capacitados terão um importante valor durante as seleções de pilotos, transformando a idade em um fator completamente irrelevante!
Qual caminho devo percorrer?
A primeira fase que um estudante deve percorrer durante todo o processo, é o curso de Piloto Privado (PP). Nesta fase o aluno é apresentado para todo esse mundo maravilhoso da aviação, aprendendo todos os conceitos teóricos e práticos básicos que usará pelo resto da carreira! Finalizando esta fase, o aluno estará apto para prosseguir ao curso de Piloto Comercial (PC), onde aprofundará o seu conhecimento e irá começar a moldar as suas práticas para se capacitar como um profissional da área. A fase do curso prático de Piloto Comercial é a mais longa doura durante todo o treinamento.
Após a realização do curso de Piloto Comercial, o aluno já está apto para trabalhar com aeronaves monomotoras, porém, considerando o cenário atual, onde a maior parte das aeronaves comerciais e executivas são multimotoras, é quase imprescindível que o aluno consiga a habilitação de voo em aeronaves multimotoras, também conhecida como MLTE. Resumidamente, este é o caminho a ser seguido para se tornar piloto! Caso você queira ter uma visão ainda mais ampla, já temos um artigo em nosso blog, que explica todos os detalhes do passo a passo durante essa jornada! Clique no link e confira!
https://tremdepouso.com.br/blog/passos-para-ser-piloto
Como saber se estou apto para essa carreira?
Como é de se esperar, por ser uma profissão onde o profissional precisa estar sempre 100% apto durante o exercício de sua função, checagens periódicas de saúde devem ser realizadas. Por conta disso, uma das fases mais importantes durante o amadurecimento na ideia de se tornar piloto é a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico, conhecido como CMA. Para obter este certificado, basta ir a uma das clínicas credenciadas pela ANAC e realizar uma bateria de exames, que serão responsáveis por identificar qualquer anormalidade que possa interferir na operação segura de uma aeronave. É importante lembrar que existem diversas classes de CMAs, por isso atente-se na lista abaixo para encontrar a classe que deseja:
1°Classe: Piloto de Linha Aérea (PLA) e Piloto Comercial (PC) (Validade Máxima de 1 ano)
2°Classe: Piloto Privado (PP e PP-IFR), Comissário de Bordo e Mecânico de Voo (Validade Máxima de 5 anos)
4° Classe: Piloto de Planador e Piloto Desportivo
Porém, fique tranquilo, afinal são raríssimos os casos em que problemas de saúde simples, possam interferir na sua aptidão física para se tornar piloto. Caso queira consultar quais são as condições eliminatórias do exame, basta clicar neste link!
Recebendo o aval de um médico credenciado pela ANAC, o aluno já está apto a iniciar o curso prático de voo!
Usar óculos é uma condição eliminatória?
Aproveitando o gancho da última pergunta, tudo depende do tipo e nível de problema ocular que o candidato possua (todas as limitações eliminatórias, estão previstas o RBAC 67), porém, o que é importante esclarecer é que a utilização de lentes corretivas (óculos/lentes de contato) por si só, NÃO são um requisito eliminatório!
Quanto custa para me tornar piloto?
Essa provavelmente é a pergunta que vale 1 milhão de dólares! Infelizmente não é possível estabelecer um valor fixo para o custo de formação, afinal, muitos fatores são responsáveis por alterar esse número, como o dólar, flutuações no preço do combustível, região, escolha da aeronave e CIAC e por aí vai… Com o intuito de ajudar você a otimizar esse processo e gastar o menor dinheiro possível durante sua formação, o Portal Trem de Pouso já possui um artigo sobre esse tema em nosso blog!
Quais carreiras eu poderei seguir?
Ao entrar no mundo da aviação, é comum acreditarmos que a única carreira onde é possível conquistar um razoável sucesso seja na linha aérea, mas isso de fato não é bem assim! Quando falamos de aviação civil, estamos falando de três campos: Aviação Comercial (Linha aérea), Aviação Executiva e Aviação Agrícola. Ao possuir a licença de Piloto Comercial (PC), você estará apto a exercer de maneira remunerada um posto tanto na aviação comercial, como na executiva!
Se quiser conhecer melhor os benefícios que cada carreira oferece, confira nosso artigo sobre o tema, além de detalharmos como é o dia a dia de cada carreira, também damos dicas sobre os requisitos, mercado e salários! É só clicar no link!
https://tremdepouso.com.br/blog/carreira-piloto
Falar inglês é obrigatório?
Não é necessario saber inglês para iniciar a sua formação. Mas como sabemos, em um mundo como o que vivemos hoje em dia, falar inglês já virou algo imprescindível para muitas carreiras, e isso não deixa de ser diferente na aviação. Um dos requisitos que mais reprovam candidatos em seleções aéreas é a falta de conhecimento na língua inglesa. A sua importância está relacionada principalmente com a operação da aeronave, afinal, grande parte dos manuais operacionais são desenvolvidos, por padronização internacional, na língua inglesa.
Porém, o que deve ficar claro, é que o aluno que ainda está no começo de sua formação não terá o aprendizado limitado caso não seja fluente na língua inglesa! O conselho que passamos é que o aluno busque sempre conciliar a parte teórica do curso de piloto, com o aprendizado do inglês, afinal, em muitos momentos de sua carreira, o inglês será de suma importância!
Qual o primeiro passo?
Como já vimos lá no começo do texto, o primeiro passo, para qualquer pessoa que ingressa na aviação com o sonho de ser piloto, é a realização do curso teórico de Piloto Privado! Sendo assim, deixo o convite para que você possa conhecer o nosso curso teórico online de Piloto Privado, um dos mais completos do país, com qualidade atestada por centenas de alunos, e uma metodologia completamente inovadora!
Clique no link e confira! Você não vai se arrepender!
Curso online de Piloto Privado: https://tremdepouso.com.br/eu-piloto-primeiro-passo
Gosta do nosso conteúdo?
Então não esqueça de conferir as nossas redes sociais e o nosso curso online de Piloto Privado, o seu primeiro passo na formação de piloto, seja o seu objetivo profissional ou como hobby!
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso