Você já se perguntou o que poderia fazer de diferente em algum momento na sua vida? Pois é, isso é algo rotineiro nas nossas mentes, afinal queremos sempre acertar; e na aviação não é diferente!
Todos nós acabamos cometendo um ou outro erro durante a caminhada e sem dúvidas isso nos acrescenta ao longo da jornada, porém, se pudéssemos evitar alguns tropeços a partir da experiência de pessoas que já passaram pelos momentos que você está passando agora, sem dúvidas isso lhe economizaria bastante tempo e dinheiro.
Selecionamos com esse objetivo então alguns dos erros mais comuns que muitos de nós enfrentamos no começo de nossas carreiras, e vamos dissecar cada um deles, buscando te ajudar a evitá-los!
Confira!
1° Erro – Falta de atenção na escolha de um CIAC
Para começar, você já deve ter em mente que a escolha do CIAC – Centro de Instrução de Aviação Civil é um passo importante em sua carreira, porém, um erro comum que encontramos em muitos alunos, é essa escolha acabar sendo afetada por fatores externos, como questões financeiras, indicações, etc.
Saiba que é importante dedicar um pouco de atenção e cuidado nesse momento, não se deixe levar apenas pelos fatores externos, afinal, este é um dos primeiros passos em sua carreira e pode ser definitivo ao levar em conta a sua curva de aprendizado.
Seguindo nessa linha, uma das reclamações mais comuns que encontramos, são de alunos que por condições financeiras ou outros fatores, ingressaram em CIACs dos quais não ofereciam todo o suporte adequado ao aluno, prejudicando o andamento de sua formação: como materiais de estudo, sops, procedimentos claros, dentre outros.
Isso é mais comum do que parece, e não há outra solução há não ser pesquisar bastante, e principalmente visitar essas instituições, observando o dia-a-dia das operações, a infra-estrutura e aeronaves, e principalmente, o suporte ao aluno. Em suma, o recomendável é realizar um “processo seletivo” entre os CIAC’s, destacando seus pontos positivos e negativos.
No Programa de Orientação do Rumo Certo, disponível em nosso site a qualquer pessoa que queira ter mais norte na sua formação, você pode ter acesso a um módulo completo que fala sobre a parte prática (básica e avançada) e, lá dentro, apresentamos uma tabela para que você faça essa escolha levando em conta os fatores que realmente importam não apenas na sua formação, mas também para você de forma pessoal; afinal, pessoas diferentes possuem necessidades e valorizam coisas diferentes, não é mesmo?
O que é excelente para um colega seu, pode não ser assim tão relevante para você; então, claro que as questões técnicas devem ser levadas em consideração, mas o seu perfil como aluno também.
É difícil racionalizar a escolha do CIAC, por isso, essa tabela disponível aos alunos do Programa Rumo Certo ajuda (e muito) nessa tarefa.
É importante citar também, que assim como no curso prático, muitos alunos possuem a tendência de procurar o curso teórico mais barato, visando economizar nesse primeiro momento ao máximo, pois estão focados unicamente no valor que terão que dispor depois nas horas de voo. Porém, isso pode não parecer um grande problema, e uma super economia, mas saiba que isso sem dúvidas será prejudicial para a sua carreira a médio e longo-prazo, pois a sua base de conhecimento para a parte prática irá ficar muito superficial.
Lembre-se, a fase de maior aprendizado na carreira de qualquer piloto é o primeiro contato com a aviação, por isso, é importante trilhar um caminho ao lado de uma instituição que preze pelo seu aprendizado e caprichar, de verdade, na sua formação de base.
2° Erro – O piloto que não é multidisciplinar
Quando começamos a estudar assuntos relacionados a aviação ou até mesmo ao ingressar no Piloto Privado, costumamos ter a mente muito fechada em apenas estudarmos sobre “a aviação”. Isso não é algo completamente ruim, afinal o Piloto Privado exige dedicação de fato, entretanto, não podemos negligenciar outros assuntos, que futuramente (e até mesmo no médio prazo) serão importantíssimos para as nossas carreiras.
Tenha em sua mente que um bom piloto deve ser multidisciplinar, ou seja, dominar várias áreas do conhecimento. A psicologia, por exemplo, é extremamente importante para um gerenciamento de cabine eficaz, já o inglês é essencial para os facilitar os seus estudos e comunicações, e por assim vai…
Além disso, cursos complementares são sempre bem-vindos, ou seja, em conjunto com seu PP/PC, busque aprofundar o seu conhecimento sobre temas da aviação que são pouco abordados durante essa fase, como segurança de voo, gerenciamento de cabine, fraseologia isso irá lhe prover algo que chamamos de “airmanship”, um conhecimento aeronáutico vasto, aprofundado; um piloto que realmente entende o ambiente operativo e não apenas aperta os botões certos. Processos seletivos buscam a cada dia mais esse tipo de profissional;
E não se engane, você não irá se transformar nesse profissional apenas ao final do seu curso, você precisará de todo o seu período de formação para se tornar essa pessoa. Por isso, dentro do nosso curso teórico de Piloto Privado, não provemos apenas o conteúdo técnico e específico para a prova da ANAC e sim, além desse conteúdo, uma série de aulas que irão complementar o seu conhecimento desde o começo.
Não é à toa que os #alunotremdepouso já são reconhecidos nas escolas e instituições como alunos detentores que um conhecimento superior. A sua base fará toda a diferença em todos os próximos passos da sua formação.
3° Erro – Falta de um plano de carreira
Por conta da euforia de quem está dando o primeiro passo em busca de um sonho, é comum que pensar apenas no presente e acabar deixando o futuro um pouco de lado. Esse talvez seja o erro comum que quase todos nós cometemos, e suas consequências podem ser prejudiciais ao nosso desenvolvimento.
Um plano de carreira é algo que deve ser levado em conta logo no começo da sua formação, afinal é como se fosse um caminho a ser trilhado para que você alcance seus objetivos. E na prática, quem não sabe o caminho a seguir e onde quer realmente chegar, qualquer caminho serve…. e “qualquer caminho” pode ser nada agradável.
Como você já deve saber, bateos muito nesta tecla aqui em nosso blog, afinal, um plano de carreira é importantíssimo para quem almeja postos altos dentro de qualquer área, e na aviação não é diferente.
E aqui você deve estar se perguntando: “Como realizar um plano de carreira se não conheço muito ainda sobre aviação?”
A resposta é que um plano de carreira é algo individual e intransferível, afinal, cada um sabe sobre as suas pretensões, recursos e tempo disponível. E foi pensando nesse lado, que oferecemos um programa de orientação que visa auxiliar VOCÊ em todas as decisões que você toma durante os principais momentos de sua carreira.
Se quiser conhecer mais a fundo o Programa Rumo Certo e evitar que a falta de um plano de carreira atrapalhe o seu desenvolvimento profissional, clique no link a seguir, faça a sua inscrição e comece hoje mesmo
Mas e aí, gostou do texto? Conte para a gente em nossas redes sociais!
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso
Ainda não entrou na aviação e quer começar com o pé direito a sua formação teórica? Então a hora é agora! Você sabia que o Trem de Pouso irá disponibilizar 3 bolsas para horas de voo durante o ano de 2023? Sim! Conheça já o nosso programa e o seus requisitos!
Curso online de Piloto Privado: www.tremdepouso.com.br/formacao-piloto-privado