É difícil encontrar algo que deixe um aluno tão ansioso quanto a banca da ANAC. Ao longo de toda a trajetória para se tornar um piloto, você inevitavelmente irá se deparar com os testes de conhecimentos teóricos aplicados pela ANAC, popularmente conhecidos como “bancas”.
A banca da ANAC é uma das etapas obrigatórias no caminho para se tornar piloto. As duas principais bancas que todo piloto deverá prestar, é a banca de Piloto Privado (PP) e a de Piloto Comercial (PC). Por serem mais abrangentes, essas duas provas possuem os maiores índices de reprovação.
Mas existem diversas razões para isso acontecer e várias formas também de evitar essa frustração. De forma geral, nessas fases, observamos muitos casos de deficiência na preparação para o exame, onde o aluno estuda por longos períodos, mas não consegue atingir o resultado desejado.
Por conta disso, que tal explorarmos um pouco mais a fundo como funciona a reprovação na banca da ANAC, como evita-la, caso você ainda não tenha feito a banca, e o porquê ela não deve te desmotivar, caso você tenha sido vítima dessa reprovação?
Como funciona a banca da ANAC?
Como já visto, a banca da ANAC é um passo fundamental durante a sua jornada. Ao todo, os exames teóricos de Piloto Privado e Piloto Comercial são divididos em 5 disciplinas, onde cada disciplina possui 20 questões.
Para ser aprovado no exame, o aluno deve acertar 70% (14 questões) de cada matéria. Caso esse número não seja atingido, o aluno é reprovado no exame. Porém, nem tudo está perdido, nas provas da ANAC (PP e PC), existe a possibilidade da “Segunda Época”, que consiste em uma “segunda chance” para candidatos que não tenham atingido um aproveitamento de 70% em até duas disciplinas.
Se o candidato for reprovado em 3 ou mais disciplinas, ele deverá realizar toda a prova novamente, incluindo as disciplinas em que tenha sido aprovado.
Uma observação pertinente é que a partir de março desse ano, através da portaria 7.607 da ANAC, o candidato que se encaixar na segunda época, deverá realizar o pagamento de R$200,00 para realizar a prova, independente da carteira pretendida, enquanto um candidato reprovado, deverá realizar o pagamento de R$250,00 para Piloto Privado, e R$300,00 para Piloto Comercial, portanto, ser reprovado gera não apenas frustração, mas custo financeiro, mas um motivo para entender o porquê dessa reprovação para evita-la.
Como identificar a causa da minha reprovação ou prevenir que isso aconteça?
Esse é provavelmente, o passo principal não só para atingir a aprovação, mas também para manter viva a sua motivação! Entender a causa da sua reprovação, irá permitir que você consiga efetuar um planejamento de estudos eficaz e focado na raiz do problema.
Uma das principais causas de reprovação na banca da ANAC, é o aluno não possuir uma base de conhecimento consolidada. Em outras palavras, por conta do aluno não ter tido acesso a uma metodologia eficiente de estudos, o seu conhecimento na matéria se torna defasado.
Isso pode evoluir para uma “bola de neve” durante a preparação para o exame, onde, sem o conhecimento adequado, o aluno adere a maus-hábitos de estudo, como, por exemplo, o método bem conhecido de decorar as questões ou estudar apenas através de livros.
Nessas circunstâncias, o aluno, mesmo que aprovado na banca, terá uma grande defasagem de conhecimento e evolução durante sua jornada para se tornar piloto. Para se prevenir de uma situação como essa, busque sempre realizar seus cursos teóricos em instituições competentes, além disso, evite o estudo autodidata, principalmente durante o Piloto Privado, já que ter acesso à ajuda de um profissional capacitado nessa fase, é fundamental para moldar uma base de conhecimento sólida para a sua carreira. Estudar sozinho sem dúvidas nessa etapa é o verdadeiro “tiro no pé” e uma “economia” nada inteligente.
Em contrapartida, existem casos, onde o aluno teve acesso a uma base de conhecimento boa, porém não conseguiu obter o resultado desejado devido questões fisiológicas, ou seja, teve um pico de nervosismo durante, ou antes da prova, que ocasionou uma queda de rendimento e raciocínio. Numa situação como essa, a solução pode ser mais complexa, considerando que a problemática não envolve a metodologia de estudo, e sim, a estratégia adotada para prova.
Os passos para a aprovação
Para facilitar a sua vida na busca pela aprovação, que tal conhecer os 3 passos de uma boa preparação para a banca da ANAC?
1° Passo – Método
O método é o passo mais importante durante sua preparação. Como sabemos, ter uma base de conhecimento sólida é fundamental para a sua evolução, por isso, um problema muito recorrente que nos deparamos, são alunos insatisfeitos com o conteúdo abordado em alguns dos cursos teóricos. Essa deficiência de conteúdo é um dos principais contribuintes para que o aluno não consiga evoluir durante a preparação, diminuindo consideravelmente sua probabilidade de ser aprovado.
A maioria dos cursos presenciais possui instrutores muito novos na aviação, que estão começando a sua carreira na aviação, na maioria das vezes, inclusive como o primeiro emprego. Ainda que se esforce muito, sem dúvidas que a falta de experiência, deixa lacunas no conteúdo ministrado, prejudicando a aprendizagem dos alunos.
Buscar por cursos que tenham uma metodologia bem definida e profissionais com experiência na aviação comercial é fundamental. Os cursos presenciais, na maioria das vezes terão esse modelo ultrapassado de instrutores novatos ministrando aulas pela forma como a aviação profissional é organizada; quem possui menos horas, precisa soma-las dando instrução de voo e quem possui mais horas, consegue empregos na aviação comercial.
Dessa forma, hoje, a melhor opção é buscar metodologias no universo online, onde profissionais com mais experiência são encontrados ministrando as aulas e tirando as dúvidas dos alunos de forma remota, onde quer que os instrutores e os alunos estejam. Mas, CUIDADO, há cursos EAD que apresentam instrutores, mas dentro do curso, quem ministra a aula, não são eles, mas sim pessoas com menos experiência. Fique atento ao falso marketing que infelizmente existe na internet.
No curso teórico do Trem de Pouso você terá acesso direto aos professores que atuam diariamente na aviação comercial; sendo que eles mesmos ministram as aulas e, talvez o MAIS importante, prestam suporte aos alunos individualmente, e justamente por esse fato que mantemos as vagas limitadas e abrimos as turmas em edições, dessa forma, garantimos a qualidade de ensino lá dentro e a satisfação dos nossos alunos.
A solução para não cair em uma furada no universo online, é buscar por uma nova metodologia de ensino, pesquisar os resultados, e principalmente, assistir aulas dos professores antes de se inscrever para checar quem de fato são os professores que ministram aulas e como essas aulas são editadas; afinal, uma boa edição economiza MUITO o seu tempo.
Na metodologia do Trem de Pouso, por exemplo, uma aula que seria dada sem edição ou presencialmente de 3h, conseguimos condensar de 30 a 45 minutos e você tem acesso a várias aulas demonstrativas no nosso canal do youtube.
Afinal, quando falamos de banca da ANAC, o importante não é apenas estudar muito, mas sim, de forma otimizada, com uma metodologia que respeite o seu tempo. De nada adiantam centenas de aulas, gravadas de qualquer forma, com repetições, erros, professores escrevendo na tela e fazendo desenhos no “paint”.
Resumindo, escolha uma metodologia que tenha bons profissionais, com experiência comprovada como professores e pilotos e que respeite o seu tempo, o que significa, aulas bem editadas dentro de um ambiente exclusivo de ensino, material pdf, questões de fixação, contato direto com os professores. Tudo isso você encontra na metodologia do Trem de Pouso.
2° Passo – Individualidade
Como é de se esperar, todos nós possuímos perfis de estudo próprios, ou seja, a sua eficiência de estudo pode ser encontrada de uma maneira diferente que a de outra pessoa. Por conta disso, um ponto crucial na sua jornada é o autoconhecimento.
Nessa fase você deve buscar pelas estratégias de estudo que mais beneficiam o seu aprendizado e também seguidar as orientações dos professores, que já tiveram muitos alunos diferentes! No curso teórico de Piloto Privado do Trem de Pouso, por exemplo, recomendamos começar por uma aula da Professora Karen que orienta todo o seu estudo “Como começar, continuar e terminar o estudo para a prova da ANAC”, mostrando uma série de ferramentas para otimizar o seu estudo, e o mais importante, em cada fase do seu estudo.
Sem dúvidas a dica de ouro para facilitar esse processo é estar acompanhado de profissionais capacitados, que possam ajudá-lo a amadurecer o melhor método de estudo para o seu perfil!
Ao todo, são inúmeras variáveis que podem afetar o seu desempenho nos estudos, como o horário de estudo, a sua rotina, e até mesmo o local de estudos! Entender essas variáveis, como elas te afetam e como você pode se adaptar, é um grande passo em busca do autoconhecimento!
3° Passo – Estratégia
Quando falamos de estratégia, estamos falando tanto sobre os momentos que antecedem a prova, quanto a prova em si.
Após ter encontrado e seguido um método de aprendizado eficiente, atentando para todos os pontos levantados aqui, o aluno estará apto a dar início a estratégia de prova. No caso da banca da ANAC, uma boa estratégia se dá início com a execução, na prática, do que aprendemos no curso teórico, ou seja, a prática de simulados! Afinal, lembre-se, não existe uma maneira melhor de manter o conteúdo em dia do que fazendo exercícios!
Mas não se esqueça! Um ponto a ser observado é que os simulados só devem ser realizados quando o aluno já tiver pleno conhecimento do conteúdo, e em nenhuma hipótese, deve-se decorar as questões, mas sim, aprendê-las e entender como o conteúdo estudado aparece de fato na prova. Logo, os simulados são apenas a cereja do bolo do seu estudo, e não a sua base.
Outra parte importante ao planejar sua estratégia, é programar tanto o dia anterior quanto o dia da prova! Os dias que antecedem a prova devem ser de relaxamento, ou seja, nada de estudar por horas! Isso ocorre, pois, ao estudar um ou dois dias antes da prova você contribuirá para uma elevação do nervosismo, prejudicando o amadurecimento da visão difusa, responsável por manter equilibrado o seu conhecimento sobre a matéria em geral.
Por fim, a banca da ANAC, nada mais é que apenas mais uma etapa na sua jornada, e como você pôde observar no texto, ela não é nenhum “bicho de sete-cabeças”! Basta uma boa preparação, e uma boa estratégia, que você atingirá o seu objetivo!
Gostou do texto? Você sabia que já temos um vídeo completo em nosso canal no Youtube com mais detalhes sobre como reverter uma reprovação na banca da ANAC? Confira no link!
Gosta do nosso conteúdo?
Então não esqueça de conferir as nossas redes sociais e o nosso curso online de Piloto Privado, o seu primeiro passo na formação de piloto, seja o seu objetivo profissional ou como hobby!
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso
QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA METODOLOGIA DE ENSINO E ENTRAR NA LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO?
Curso online de Piloto Privado: https://tremdepouso.com.br/eu-piloto-primeiro-passo