Como desenvolver o Networking na aviação?
Você já ouviu falar da palavra “networking” na Aviação? Muito provavelmente, a sua resposta para a pergunta foi “sim”. Essa palavra está sempre na ponta da língua de quase todos os pilotos. Mas você sabe qual seria a razão disso, o que seria esse tal de “networking”, e por que ele é tão importante e como pode ser BEM realizado? Bom, para descobrir siga comigo aqui no texto! Muito se fala dentro da aviação sobre “networking”, porém, pouco se conhece sobre o seu real significado. A palavra que vem da língua inglesa, muitas vezes é confundida com a palavra “network”. De certa maneira elas possuem um significado parecido, porém, Networking, em poucas palavras, nada mais é do que a ação de desenvolver uma conexão com outros profissionais e empresas da área que possam, através de interesses em comum, oferecer novos conhecimentos e experiências de maneira mútua. Já o Network nada mais é do que o resultado final do networking, ou seja, uma rede de apoio profissional.
Pode parecer complicado entender esse conceito, porém ele pode ser mais fácil do que parece! Estabelecer ou desenvolver o network envolve a construção, a longo prazo, de uma boa reputação no mercado em que você atua. Para conseguir tal feito, é necessário estabelecer relações interpessoais com profissionais que possam lhe ajudar durante sua carreira. Porém, aqui entra uma reflexão muito importante sobre o tema. Muitas pessoas erram ao acreditar que a ajuda que o networking deve proporcionar se trata apenas de receber algo em troca, e acabam não ajudando outras pessoas a alcançarem as suas metas. Lembre-se, Networking se trata de RECIPROCIDADE, ou seja, uma troca de conhecimento!
Outro erro muito comum ocorre quando as pessoas buscam apenas estabelecer conexões com profissionais já estabelecidos na aviação, mas esquecem de se relacionar com as pessoas que estão na mesma fase de carreira delas. Esse erro pode ser muito prejudicial, afinal, aquele colega que hoje está ao seu lado na busca por se estabelecer no mercado, amanhã pode ser o líder de uma grande empresa, porque assim como o tempo passa para você e você cresce e se desenvolve na aviação, o mesmo acontece com seus colegas; e na grande maioria das vezes, essa será a sua MELHOR rede no futuro não tão distante assim.
Qual seria importância de desenvolver uma boa rede de apoio na aviação?
Como sabemos, o escopo da aviação é extremamente pequeno, pode parecer que não, mas quase todos os profissionais se conhecem, e manter uma boa impressão dentro de um mercado onde quase todos são notados, pode ser um grande diferencial para a sua carreira.
Ainda nessa linha, o networking proporciona como uma consequência muito positiva, a oportunidade de amadurecimento que você e a sua rede de conexões vão experenciar, juntos, ao longo dos anos. Em muitos casos, aquele colega de sala que você ajudou a alcançar a aprovação na banca da ANAC, pode ser o colega que irá recomendar o seu nome em uma grande empresa aérea e vice-versa. É comum que as pessoas confiem, se relacionem e queiram alavancar aquelas pessoas que estiveram perto e foram produtivas durante as primeiras etapas.
Você sabia que o networking começa quando você ingressa na aviação?
Essa é uma dica de ouro para você que está começando na aviação. Você pode acreditar que não, mas as pessoas ao seu redor irão observar as suas atitudes, e querendo ou não, irão formular opiniões a respeito da sua postura como profissional da área. É por isso que neste ponto, reforçamos a ideia de que desde o seu primeiro contato com a aviação profissional, você busque ser sempre notado da melhor maneira possível, comece desde cedo a desenvolver a postura de um piloto competente e diferente. E agora você deve estar se preguntando, como posso fazer para ser notado dentro do ambiente profissional? Fique tranquilo, pois agora vamos te dar algumas dicas de como desenvolver a sua própria rede de conexões profissionais!
Primeiro de tudo: Tenha disciplina!
Definitivamente uma das coisas que mais afetam negativamente a imagem de um profissional da área da aviação é a falta de disciplina, ou seja, coisas simples como atrasos e falta de comprometimento podem prejudicar muito a capacidade de um profissional em ser bem-visto pelo mercado.
Participe de Eventos!
Você provavelmente já escutou, ou vai escutar algum dia na sua vida, a seguinte frase: “Quem não é visto, não é lembrado”. Apesar de um pouco radical, essa frase tem um fundo de verdade no mundo da aviação. Uma das poucas maneiras de demonstrar a sua capacidade profissional é compartilhando as suas experiências com outros profissionais, pois é apenas dessa forma que você poderá, de fato, mostrar quem você realmente é, e o porquê você merece a atenção das outras pessoas.
Saiba Ouvir!
Esse ponto é muito simples, mas sem sombra de dúvidas é o que mais causa problemas de relacionamentos profissionais nos dias de hoje. Muitas pessoas, quando estão apenas interessadas em receber algo em troca e não em compartilhar, acabam se colocando em situações onde ouvir o que o outro tem a oferecer não provoca o mínimo interesse, simplesmente, pois o único objetivo da pessoa em desenvolver essa relação é para benefícios próprios, como uma vaga de emprego ou uma indicação. Por isso, sempre que estiver em busca de desenvolver uma relação profissional, tenha empatia com o interlocutor, sempre preste máxima atenção as experiências que ele compartilha, afinal, todos nós buscamos estar sempre rodeados de pessoas que consigam desenvolver uma comunicação efetiva, onde ambos respeitam e aprendem com os relatos um do outro.
Saiba se apresentar como um profissional da área!
Pouco adianta a pessoa frequentar todos os eventos possíveis sobre aviação se ela não souber se apresentar como um profissional capacitado, dessa maneira você será apenas um espectador e dificilmente irá conseguir criar uma rede de apoio.Saber se apresentar envolve um profundo autoconhecimento, sabendo os seus pontos fortes e seus diferenciais para oferecer ao mercado. Tudo isso não é tarefa fácil, e por isso temos inúmeros vídeos sobre crescimento pessoal em nosso canal.
O vídeo que selecionei para compartilhar com vocês nesse artigo, trata sobre um dos temas mais importantes do momento que é o lado humano na aviação. O vídeo é curto, mas é uma ótima aula de nossa instrutora Olga para todos que ingressam na aviação, tenho certeza de que você irá gostar!
E não acaba por aqui, a última recomendação que deixo para vocês é também um vídeo em nosso canal, que lhe trará um ótimo insight sobre a criação de uma rede de apoio na aviação. Não perca essa oportunidade e clique no link abaixo!
Tem dificuldade quando o assunto é se relacionar?
Isso acontece muito com profissionais que buscam a formação de piloto, porque, na grande maioria das vezes, são profissionais muito técnicos, voltados para tarefas e com baixa aptidão para pessoas, porém, dentro da cabine de comando, de qualquer aeronave, saber se relacionar, se um bom líder, ter um processo decisório claro e ser assertivo na comunicação é chave fundamental; e todas as empresas estão de olho nisso; as chamadas Habilidades NÃO técnicas, ou também “soft skills”;
Se você quer desenvolver isso desde o começo, e estar verdadeiramente preparado para assumir o controle da sua formação e carreira, maximizando todas as suas oportunidades e tendo a CERTEZA que está indo pelo caminho certo, precisa conhecer o nosso programa de orientação para pilotos em formação que vai lhe trazer todo esse norte e direcionamento do que fazer em cada etapa e o mais importante, COMO fazer.
O programa é ministrado pela professora Karen e pela nossa Especialista em Carreira Olga Ferreira; a dupla é imbatível quando o assunto é orientação e migração de carreira para aviação; confira mais em www.tremdepouso.com.br/meu-rumo-certo
Gosta do nosso conteúdo?
Então conecte ainda mais conosco através das nossas redes sociais e confira todos os nossos cursos disponíveis, seja o seu objetivo profissional ou como hobby, e esteja preparado não apenas para a prova da ANAC, mas para TODAS AS ETAPAS DA SUA FORMAÇÃO.
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso