Ao final desse artigo você vai compreender todos os pontos relevantes relacionados do mercado de aviação no Brasil, tendo acesso a informações sobre o cenário mundial e nacional de pilotos e tudo que pode interfere na sua vida durante o processo de formação e carreira.
Afinal, para apostar em uma formação, conhecer o mercado de trabalho, sua realidade atual e suas tendências para os próximos anos é essencial, principalmente se você não tem tempo a perder e precisa planejar a sua formação de forma estratégica.
Além de entender o cenário nacional e internacional de contratação de pilotos e como isso funciona, vamos conhecer mais sobre o panorama tanto da aviação comercial, como da aviação executiva, entendendo o porquê esse é o momento ideal para você começar a sua formação de uma vez por todas; e como aproveitar esse momento que a aviação está vivendo e irá viver nos próximos anos!
E que tal começarmos com um panorama do mercado brasileiro?
É inegável que após um longo período de prejuízos causados pela pandemia da COVID-19, a aviação (e o mundo) ainda enfrente os impactos e as consequências das reduções drásticas e inesperadas das receitas. Porém, a aviação possui uma característica particular, porque a recuperação é sempre mais rápida, uma vez que a qualquer sinal de melhora da economia, as viagens passam a ser inseridas pelo brasileiro nos cronogramas, sejam a trabalho ou a lazer. Logo, é um setor muito sensível ao PIB, o que faz com que a sua recuperação seja sempre mais rápida que a maioria dos setores.
Aviação é um setor tão forte e necessário que mesmo em um cenário pandêmico que abalou o mundo, incrivelmente, este também foi um período de novas oportunidades na aviação, onde segmentos como o aviação regional e aviação executiva foram extremamente desenvolvidas no país.
Enquanto isso, na aviação comercial, apesar da queda causada pelos cancelamentos compulsórios de voo, houve uma tendência de equilíbrio entre as 3 principais companhias aéreas congêneres, que hoje disputam o posto de líder no mercado.
Essa tendência de equilíbrio contribuiu também, para um aumento no movimento do mercado de pilotos, que atrelado com a recuperação judicial da LATAM – uma das principais companhias do país – trouxe um grande aumento nas contratações de tripulantes no país, mesmo durante a crise sanitária.
E este cenário se repetiu nas principais companhias brasileiras durante o ano de 2023 e vem se acentuando a cada dia, já que todas realizaram ao menos um processo seletivo tanto para tripulantes técnicos (pilotos), como tripulação comercial (comissários).
Déficit na formação de novos pilotos durante a pandemia
Ainda como reflexo da pandemia, ela gerou insegurança financeira para muitas famílias; portanto, muitos optaram por serem mais conservadores e adiaram seus sonhos de começar a formação de piloto; o que criou um déficit para o setor; que precisa agora suprir uma demanda que cresce a cada dia, mas que ficou estagnada na formação durante cerca de 3 anos.
Você já deve imaginar o que isso significa para os próximos anos… ainda mais demanda por novos profissionais qualificados.
Panorama da aviação executiva no Brasil.
Como diz o ditado: “no meio de uma crise há sempre uma nova oportunidade”. Ou ainda, “na crise você pode escolher chorar ou vender lenços”; o fato é que todo caos é repleto de oportunidades, basta saber enxergar, não ficar preso ao “achismo” ou ao “meu amigo disse” – buscar conteúdo direto na fonte, de quem realmente vivencia a aviação é a única forma que você possui de verdadeiramente estar informado de forma correta e consequentemente tomar as melhores decisões.
E ao contrário do que ocorreu na aviação comercial que teve uma súbita e radical parada do dia para a noite, o contrário ocorreu no setor da aviação executiva.
Capitaneada pela facilitação no compartilhamento de aeronaves – regulamentada pelo RBAC 91, subparte K – a aviação executiva viu os seus números decolarem durante os últimos 3 anos.
Atrelado as vantagens que o setor ofereceu durante a pandemia, que aumentaram a sua parcela de representatividade no mercado, está o grande aumento na frota de aeronaves executivas no país e a cada dia chegam mais e mais aeronaves executivas para empresários brasileiros.
Dono da segunda maior frota executiva do mundo, o Brasil vivenciou em 2022, um aumento de 10% no número de aeronaves executivas em relação ao ano anterior. Esse aumento de demanda pode ser evidenciado até mesmo através das filas de compradores, que em diversas fabricantes chegam a levar anos.
E o que isso significa para quem quer se tornar piloto? A resposta é simples: um aumento na demanda por profissionais qualificados.
Inclusive, se esse é um mercado que lhe interessa e você quer se aprofundar, guarde esse link para depois onde temos um artigo específico sobre aviação executiva e suas particularidades:
Mercado de Pilotos Internacional
Quando falamos sobre oportunidades na aviação, outro ponto MUITO interessante de ser ressaltado é a rotatividade de pilotos que ocorre devido à escassez de pilotos no mercado internacional de tripulantes.
Esse problema que acomete principalmente Europa e Estados Unidos, levou as principais companhias americanas a instituírem uma política salarial bastante acima da média, atraindo os olhares de muitos pilotos ao redor do mundo para voar nessas localidades.
Essa rotatividade que pode ser considerada um fenômeno recorrente neste tipo de mercado, e, para você entender de forma simples, ocorre da seguinte maneira:
Diversos pilotos com carreiras consolidadas no Brasil optam por deixar o país para trabalhar em companhias internacionais – em troca de salários mais altos, melhor qualidade de vida, uma série de benefícios extras que cada cia oferece, além de possibilitar voar em aeronaves maiores e planos de carreira mais longos – o que, por consequência, acaba levando pilotos experientes do mercado nacional para o mercado internacional, obrigando as companhias aéreas nacionais a promoverem seus copilotos á comandantes, e consequentemente, aumentando a demanda por novos copilotos na cia.
Além disso, devido a qualidade técnica dos pilotos brasileiros, muito valorizada ao redor do mundo, muitas cias não apenas estimulam com melhores salários e políticas, mas vem até o Brasil e organizam processos seletivos em massa para recrutar esses profissionais; participando até mesmo de feiras de aviação onde expõem as propostas na tentativa de recrutar esses pilotos para o seu time. Incrível, não é mesmo?
Esse fenômeno, que podemos chamar de êxodo de pilotos, foi muito observado durante as seleções de tripulantes que ocorreram nos últimos meses, onde o foco das contratações era justamente em aumentar o quadro de co-pilotos.
Desburocratização do processo para se tornar piloto
Com todo esse panorama em mente que já seria suficiente para entender as vantagens do momento que vivemos, é importante falarmos também sobre o processo de obtenção de carteiras, que foi simplificado nos últimos anos!
Quando colocamos a burocracia em jogo, se tornar piloto no Brasil nunca se tornou tão simples como agora! Literalmente, nunca foi tão fácil.
Não só pela acessibilidade das informações, possibilidade de ter acesso a professores-pilotos, plataformas online de altíssima qualidade como o Trem de Pouso, mas também pela implementação do programa voo simples, o que fez com que a dinâmica, e o processo em si, para obtenção de certificados e licenças se tornasse bem menos complexa!
Com essa nova legislação em vigor, para obter um Certificado de Conhecimento Teórico (CCT) basta a aprovação no teste teórico (banca da ANAC), sem necessidade de revalidação como era na legislação anterior.
Além disso, a realização dos testes teóricos foi terceirizada à Fundação Getúlio Vargas – FGV, o que possibilitou mais de 40 cidades ao redor do Brasil receberem suporte para a aplicação dos testes, quando antes era necessário ir até uma unidade regional da ANAC.
Estagnação nos preços dos combustíveis (logo, estabilização do valor das horas de voo)
E ainda, para compor esse cenário positivo que a aviação vive e irá viver nos próximos anos, não podemos deixar de mencionar o lado financeiro que sempre está atrelado a aviação, o que cria, por todas essas razões, um cenário animador para você que está começando!
Frente a situação caótica que figurou a precificação das horas de voo entre 2020-2022, o cenário que enfrentamos hoje é de equilíbrio.
É inegável que em comparação com os valores praticados antes da pandemia, a hora de voo aumentou, como absolutamente tudo no pais que tende aumentar a cada dia que passa, mas observando a dinâmica dos preços dos combustíveis nos últimos anos, foram raros os momentos em que os valores tenham se equilibrado por tanto tempo como agora.
Por conta desse equilíbrio, é comum encontrar diversos CIAC’s oferecendo condições especiais para novos alunos, como descontos em horas de voo, além de pacotes com horas adicionais.
Sim, a demanda por pilotos aumentou e tende a aumentar a cada dia mais nos próximos anos, mas cuidado, não basta apenas possuir as habilitações e sim ser detentor dos conhecimentos, habilidades e atitudes que uma empresa aérea busca hoje nos profissionais.
Se você entendeu que estrategicamente esse é o momento ideal para começar a sua formação; e quer ter a certeza que está começando da forma certa, alinhado com as exigências atuais do mercado de trabalho.
E ainda poder concorrer a 1 das 3 bolsas para horas de voo que o Trem de Pouso vai oportunizar aos melhores alunos ainda em 2023, garanta a sua vaga no link abaixo para começar o curso teórico e vamos decolar juntos rumo ao futuro da aviação:
https://escolatremdepouso.com.br/formacaodopiloto/
Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente e vamos conversar mais sobre as suas possibilidades na aviação!
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso