É “tarde demais” para entrar na aviação? Falar sobre o fator idade na aviação é sempre um tema polêmico. São muitas opiniões e nem sempre é possível estabelecer um consenso entre elas, porém, é possível analisar as tendências do mercado, e assim, responder a uma das perguntas mais frequentes do mundo aeronáutico: “É tarde demais para ser piloto?”. Para responder a essa pergunta, que tal mudarmos um pouco a nossa concepção geral sobre o que é ser “tarde demais”? Como sabemos, uma das maiores barreiras da aviação, ainda é o alto custo de treinamento. Esse alto investimento leva muitas pessoas a adiarem seus sonhos e buscarem outras áreas de formação. Porém, é muito comum que quando já consolidadas financeiramente, essas pessoas voltem a considerar uma carreira na aviação, buscando o que muitas vezes é um sonho de criança.
É nessa hora que se deparam com um novo obstáculo, a idade. A princípio, muitos acreditam que a idade é um fator determinante para a carreira de um piloto, de modo que não é possível se integrar ao mercado se atingir uma determinada idade. É importante deixar claro que isso não corresponde à realidade! Não existe uma “idade máxima” para participar de processos seletivos nas principais companhias aéreas do Brasil. Além disso, começar seu treinamento como piloto já possuindo um “background” em outras áreas, também pode trazer benefícios ao seu currículo. A experiência em outras áreas, a fluência em outros idiomas e o conhecimento das soft skills pode se tornar um grande diferencial no seu currículo, facilitando a sua integração ao mercado, independente da sua idade. Mas enfim, qual a idade média dos pilotos que voam em companhias aéreas? Infelizmente, ainda não existe um levantamento de dados sobre a idade média de pilotos no Brasil, porém, em uma pesquisa realizada em 2019, pelo GAMA Databook, a idade média de pilotos comerciais nos Estados Unidos girava em torno de 46 anos.
Esse número tem muito a dizer quando falamos sobre a idade na aviação. Ele traz à tona uma realidade completamente diferente do que uma pessoa de fora imagina. Na aviação o que é levado em conta na hora de contratar é a experiência e o conhecimento, e não a sua idade. Como posso iniciar essa grande transição na minha vida? É impossível estabelecer um caminho pronto a ser seguido para realizar a transição de uma carreira antiga para a aviação. Isso ocorre, pois, a princípio cada pessoa possui uma disponibilidade de recursos diferente. Isso significa, que um fator chave para realizar essa transição sem turbulências é executar um bom planejamento, com todas as suas necessidades. Planejar é com certeza, a melhor ferramenta disponível para evitar transtornos a longo prazo durante uma mudança abrupta em sua vida. Nesse caso, um bom planejamento envolve estabelecer diversos pontos importantes, como a disponibilidade financeira, tempo, escolha do aeroclube e método de ensino. Além disso, é recomendável que em seu planejamento conste todas as etapas de sua formação, com seus respectivos custos empregados.
Falando em planejamento, o nosso canal no Youtube já abordou detalhadamente essa ferramenta tão importante não só para a aviação, mas também para o nosso dia a dia. Dê uma conferida clicando no link! Você não vai se arrepender!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Xfvbv8sBir4&ab_channel=TremdePouso
Outra dica de ouro para realizar uma boa transição de carreira é estar pronto quando a oportunidade surgir! Como sabemos, a Aviação brasileira é um exemplo clássico de um mercado cíclico, isto é, possui seus altos e baixos associados diretamente com a economia do país. Por conta disso, não é possível prever quando as empresas voltarão a contratar em massa. Por isso, estar pronto no momento certo, pode ser determinante para a sua carreira. Se observarmos os últimos anos, devido a pandemia da COVID-19, a aviação passou por um grande período de baixa, porém neste ano de 2022, o cenário já começa a apresentar ligeira mudança e algumas companhias aéreas já começaram a buscar por novos tripulantes.
Outro fator que deve ser considerado nessa hora, é o fenômeno da falta de pilotos que o mundo já enfrenta e que deve se agravar nos próximos anos. Já falamos um pouco sobre esse fenômeno aqui no nosso blog:
Link: https://tremdepouso.com.br/blog/aposentadoria-falta-de-pilotos
Em suma, a falta de pilotos já é um grande problema em alguns países, principalmente nos Estados Unidos. Por conta do aumento no número de aposentadorias, e pequeno número de novos pilotos, a procura por tripulantes especializados vem crescendo exponencialmente a cada ano e estima se que o problema se torne a maior pedra no sapato das principais companhias do mundo ainda nessa década. Considerando a existência desse cenário onde há uma tendência de aumento na demanda por pilotos, é de se esperar que o fator idade se torne cada dia mais irrelevante para os empregadores do setor. Dessa maneira, podemos concluir que a expressão “tarde demais” não passa de um mito quando falamos sobre um mercado tão volátil como a aviação.
Gostou do texto e pensa em seguir carreira na Aviação? Então conheça nosso programa “Rumo Certo”, nele buscamos te oferecer o melhor caminho para maximizar o seu conhecimento e suas decisões durante sua jornada para se tornar um piloto acima da média! Para atingir este objetivo, oferecemos um inovador método de mentorias, onde você pode, de qualquer lugar, em pequenos grupos ou até mesmo de maneira individual, realizar sessões com profissionais que há anos atuam no mercado de Relacionamento Humano na aviação! Se você tem qualquer dúvida em relação a como conduzir o seu processo de transição de carreiras, o “Rumo Certo” é o programa perfeito para te ajudar! Conheça através do link:
https://tremdepouso.com.br/meu-rumo-certo/
Gosta do nosso conteúdo? Então não esqueça de conferir as nossas redes sociais e o nosso curso online de Piloto Privado, o seu primeiro passo na formação de piloto, seja o seu objetivo profissional com como hobby!
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso
Curso online de Piloto Privado: https://tremdepouso.com.br/eu-piloto-primeiro-passo