Independente se você já voa ou não, qualquer exame em que as suas habilidades são testadas e avaliadas por um examinador é algo que já nos dá, naturalmente, um “frio na espinha”! E se você pretende realmente virar piloto, você provavelmente já deve ter escutado falar no TÃO TEMIDO Voo de Avaliação Final: O famoso Voo de Cheque!
Muita gente cria um mostro de 7 cabeças desse dia, mas, na prática, ele nada mais será do que mais um voo na sua jornada, onde tudo que você irá realizar já foi realizado antes, sem surpresas…. desde que você tenha desenvolvido o seu treinamento (teórico e prático) da forma certa até esse momento!
A verdade é que você deve tratar o Voo de Cheque com a mesma seriedade e responsabilidade que tratou todos os outros voos durante a sua jornada do Piloto Privado!
Tenha em mente que nada além do que você treinou será realizado durante a avaliação, onde desde estóis a treinamentos de emergência, basta revisar o conteúdo programático do curso de Piloto Privado, que você estará preparado para as manobras que serão realizadas!
Planejamento é uma das chaves para o sucesso!
Assim como em qualquer missão que você irá realizar em sua carreira, o planejamento é IMPRESCINDÍVEL para o sucesso no seu exame!
Se você já está voando, certamente já ouviu essa frase e talvez esse seja a maior regra de ouro dos pilotos: “Você deve sempre voar à frente do avião”, e isso se faz verdadeiro e necessário até mesmo quando estamos aqui, em solo!
Um bom piloto não pode permitir que a sua aeronave chegue a um lugar onde a sua consciência situacional ainda não antecipou; e não previu com antecedência as alternativas e possibilidades diante daquele cenário.
Diante disso, alguns dos itens que não podem faltar, de maneira alguma, em seu planejamento de voo (seja em um voo normal ou em um voo de avaliação) são:
- Análise meteorológica;
- Estudo da aeronave, seu painel e seus checklists;
- Estudo das manobras;
- Preparação de cartas e dispositivos;
- Prévia do Plano de Voo
E se mesmo após todo o seu curso prático ainda existir qualquer dúvida sobre essa fase, saiba que em nosso blog já temos um artigo completo sobre a importância e o passo-a-passo de um bom planejamento de voo, guarde esse link para se aprofundar depois:
OS 3 ELEMENTOS PARA UM BOM PLANEJAMENTO DE VOO
Mas na prática, o que fazer e como garantir que o seu voo de cheque ocorra da melhor forma possível? Vamos ver os três pontos mais relevantes para isso.
- Releve os erros e mantenha-se focado.
Todos nós somos passiveis a errar, e não tenha a menor dúvida que não há alguém que entenda melhor disso do que um examinador de voo! O erro é comum, e muitas vezes ocorre não pela falta de conhecimento ou técnica, mas sim pelo nervosismo. Isso é previsto e esperado no voo de avaliação também. Você não precisa fazer um voo perfeito, sem erros, você precisa fazer um voo dentro dos parâmetros aceitáveis de segurança e ponto.
O tal do nervosismo, está diretamente atrelado as suas habilidades não-técnicas, que são semeadas ao longo da sua formação, através do acumulo de experiência dentro e fora da cabine, algo que não é esperado de quem possui algo próximo a 50h de voo. Fique tranquilo.
Por isso, entenda que seus erros dentro da cabine são frutos da natureza de um piloto em formação, e isso não deve, de maneira alguma, desestabilizar a sua performance, principalmente durante o Voo de Cheque! Errou? Corrija e prossiga.
Mas não se confunda! Relevar os erros não significa esquecer deles! Você deve sim, apreender ao máximo com todos os erros cometidos na cabine, afinal, é isso que forma não só um profissional capacitado, mas também um piloto seguro. A formação do piloto é muito baseada em tentativa e erro, portanto, lembre-se dos seus erros e trabalhe para melhorar sempre; mesmo que seja um voo de cheque é mais uma experiência e nada mais justo que tirar o máximo de proveito dela.
Afinal de contas; o Voo de Cheque é um voo de cobrança e avaliação sim, mas também um voo de aprendizagem!
- Entenda como funciona o processo avaliativo
Associado ao processo de aceitar os seus erros, você pode utilizar como pilar para a sua preparação, a compreensão de todo o critério de avaliação que será utilizado pelo seu examinador.
Para ter acesso a este e diversos detalhes sobre a preparação para o exame prático, é de grande valia que você tenha contato com a IS n°00-002, pois lá você encontrará o anexo da Ficha de Avaliação de Pilotos (FAP), detalhando cada ponto que será avaliado durante seu voo.
Além disso, no apêndice C da IS, você encontrará TODAS as margens de tolerância para as manobras que irá realizar no dia do seu exame! Saber sobre elas é imprescindível para estar totalmente preparado.
Para acessar a versão mais atualizada dessa Instrução Suplementar, basta clicar aqui!
- Não se esqueça do processo burocrático!
Lembre-se, conseguir a licença de Piloto Privado NÃO depende apenas do exame prático, mas também de um processo burocrático que deve ser realizado junto e de acordo com as normas da ANAC.
Nesta fase, deve-se verificar a veracidade de todas as horas de voo além de realizar os cheques cruzados, utilizando o SACI – Sistema Integrado De Informações Da Aviação Civil e as FIP’s.
Lembrando que todos esses documentos deverão ser anexados ao seu processo de obtenção da licença.
Além disso, para evitar possíveis indeferimentos é uma boa prática, garantir que toda a sua documentação anexada ao sistema da ANAC esteja totalmente atualizada!
Boa parte desse processo, pode ser realizado até mesmo antes de seu Voo de Cheque, facilitando assim a sua vida quando estiver ansioso pelo processo de emissão de sua licença!
Estar atento a esses pontos certamente vão fazer diferença na qualidade da sua formação e consequentemente na sua aprovação no voo de cheque!
Esteja sempre preparado e disposto a aprender sempre; esse é o maior segredo dos aviadores; afinal…
Na aviação, quando mais se vive, mais se aprende;
E quanto mais se aprende, mais se vive!
Está realizando a parte prática do seu curso e se preparando para o voo de cheque? Quer revisar as manobras de uma forma prática contando com a experiência dos nossos professores que ministraram instrução durante muitos anos e hoje atuam na aviação comercial?
Temos uma playlist repleta com o conteúdo sobre as principais missões do Piloto Privado e você pode ter acesso a ela gratuitamente.
Confira já pelo link!
PLAYLIST – MANUAL DE MANOBRAS!
Ainda não começou a sua formação de piloto? Seu primeiro passo é o Curso Teórico de Piloto Privado que pode ser realizado de forma 100% online tendo acesso a nossa equipe de professores e a uma plataforma de ensino que foi desenhada exclusivamente para a formação de pilotos;
Confira todos os detalhes em: https://escolatremdepouso.com.br/formacaodopiloto/
Dúvidas sobre a formação ou carreira?
Entre em contato conosco e entenda como começar a sua formação hoje mesmo.
Instagram: @tremdepouso_
Youtube: youtube/tremdepouso